Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Quem vai pagar a conta? (Coluna JC Negócios)

17 de fevereiro de 2006

Com o respeito que merecem os servidores lotados na Secretaria da Fazenda, mas já está na hora de o governo do Estado vir a público dizer quanto vai custar ao contribuinte a concessão de um reajuste de 81% pleiteado pela categoria nos seus vencimentos. Para que a sociedade – que paga os seus salários – fique sabendo, desde já, o quanto vai gastar. E avaliar se poderia paga-los com os atuais níveis de arrecadação.

A greve dos fazendários já foi, no passado, assunto explosivo para governador e secretário da Fazenda. Hoje, a automação do recolhimento tributário reduziu o poder de pressão, de forma que, ainda que a greve perdure, a arrecadação será mantida num nível bem próximo do obtido se trabalhando. De forma que se possa chegar ao final do mês de fevereiro com a garantia de pagamento da Gratificação de Produtividade, que assegura um adicional de remuneração aos fazendários, inclusive dos aposentados.

O servidor do Fisco tem o direito de reivindicar o maior salário que o Estado pode lhe pagar. Aliás, não só ele, mas os professores, os policiais, os servidores da Saúde, apenas para falar nas principais categorias. Mas a questão é: quanto isso custa? Quanto cada real impacta na folha de pessoal em relação às demais categorias. São números que o governo do Estado precisa vir a público dizer. Até porque dispõe de sistema de gestão financeira que nos permite saber, exatamente, o que isso representará.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco