Notícias da Fenafisco
Qualimar quer dobrar participação
16 de outubro de 2006
A Qualimar Pescados planeja ampliar em 40% sua participação no mercado nacional até o fim deste ano e crescer mais 100% em 2007. Para atingir metas tão agressivas, a empresa está trabalhando pela consolidação da marca e pela ampliação dos pontos de venda, tanto no varejo, quanto no setor de restaurantes, chamado food service. Em 2005, a Qualimar Pescados faturou R$ 45 milhões, somando as vendas no mercado interno e as exportações.
A meta de faturamento para 2006 é de R$ 60 milhões e a expansão das vendas está baseada na inauguração de duas novas unidades comerciais da empresa, em Salvador e em São Paulo. A unidade de Salvador começa a funcionar em outubro e a de São Paulo, até o fim de novembro.
O diretor comercial da Qualimar, Márcio Barros e Silva, explica que a intenção da empresa é estar mais próxima dos clientes, reduzindo o custo do frete e facilitando a distribuição. “Hoje, distribuímos toda a produção a partir do Recife e o frete aéreo para cidades como São Paulo encarece o preço e dificulta a distribuição”, explicou o diretor da empresa, Vinicius Reis. “Uma carreta de 25 toneladas sai do Recife com custo de R$ 0,30 por quilo. No frete aéreo, o custo é de R$ 5 pelo mesmo quilo”, enfatizou.
No quesito consolidação da marca, a empresa trabalha na ampliação dos pontos de venda em supermercados. Para destacar nas gôndolas, a Qualimar apostou na embalagem. “Usamos o sistema Skin Pack, que deixa o produto em alto relevo na embalagem, sem ar, nem água nem, gelo”, destacou Vinicius Reis. A empresa já tem contratos, atualmente, com grandes redes varejistas, a exemplo do Carrefour, Bompreço e Pão de Açúcar.
EXPORTAÇÕES
O crescimento da Qualimar está planejado para acontecer no mercado interno, segundo Márcio Barros e Silva. As exportações da empresa estão concentradas em lagosta, como 99% da produção sendo vendida para os Estados Unidos. Em 2005, a Qualimar negociou 270 toneladas de cauda de lagosta no mercado americano. “Com o cenário atual, a exportação só cresce se o dólar aumentar. Em 2006, já exportamos mais do que em 2005, mas faturamos menos em Real, por causa da desvalorização da moeda americana”, explicou Vinicius Reis. “Não está compensando”, completou.
A Qualimar está há 12 anos no mercado de pescados e industrializa, anualmente, 2,6 milhões de toneladas de camarão, lagosta, peixes e moluscos, como o povo.
Fonte: Folha de Pernambuco
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