Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Pressão de trabalhadores, agora, é sobre senadores

24 de abril de 2015

Centrais sindicais, movimentos sociais e trabalhadores contrários ao projeto que amplia a terceirização no país estão apostando na pressão popular para que a proposta aprovada na Câmara dos Deputados em segunda votação seja rejeitada no Senado. Em Pernambuco, a Central Única dos Trabalhadores (CUT/PE) montou estratégia de pressão massificando a divulgação das imagens dos deputados federais do estado a favor do projeto. 

Os sindicalistas vão aproveitar a Semana da Classe Trabalhadora, que acontece de 26 abril a 1º de maio, para mobilizar, realizar plenárias e seminários visando senbilizar os trabalhadores para participar de um grande ato no dia 1º de maio, no Centro do Recife. Caso as estratégias montadas não façam com que os senadores rejeitem o projeto, o passo seguinte será a convocação de uma greve geral no país para forçar a presidente Dilma a vetar o projeto. A data está sendo definida. 

“O Senado tem apontado no sentido do diálogo e de uma negociação maior. Na Câmara, o presidente Eduardo Cunha agiu de forma truculenta, colocando a emenda aglutinativa por cima de todo mundo”, condenou o presidente da CUT/PE, Carlos Veras. Da bancada de Pernambuco no Senado, apenas Humberto Costa é contra a terceirização. Ontem, em plenário, ele acusou a Câmara de estar desconectada da vontade popular e disse que a maioria dos deputados optou por mandar para o lixo uma série de direitos trabalhistas históricos. “A Câmara rasgou a CLT na cara dos brasileiros, ignorando o imenso retrocesso que isso significa para a nossa sociedade”.

Favoráveis ao projeto, os senadores Fernando Bezerra Coelho (PSB) e Douglas Cintra (PTB) defendem que a terceirzação tirará da informalidade milhoes de brasileiros. “Antes de ser precarização, é uma janela que abre 100% para formar mão de obra de maneira legalizada”, argumentou Coelho.

Fonte: Diario de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco