Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Preço do pão pode subir até 10% no País

14 de novembro de 2006

 

O preço do pão francês pode ficar mais caro na próxima semana. O anúncio foi feito pelos sindicatos das padarias em nível nacional, justificando a medida pela alta no preço do trigo, devido à quebra da safra. A saca da farinha passou de R$ 45,00 para R$ 65,00, o que pode elevar o preço de pãozinho em ate 10% em todo o País, mas em Pernambuco, o setor teme o aumento, considerando as vendas já fracas para este fim de ano.

De acordo com o Sindicato da Indústria da Panificação de Pernambuco (Sindipão-PE), o reajuste do pão seria necessário para cobrir os recentes gastos, com o aumento da energia elétrica e adequação à portaria que obrigou as padarias a vender o pão no peso, e não mais por unidade, o que gerou custos aos panificadores. Além disso, ainda segundo informações do sindicato, desde outubro o preço do trigo já cresceu em mais de 10%.

Para o secretário do Sindipão-PE, João Galdino, o incremento no valor do francês pode assustar o consumidor. “As vendas neste fim de ano não estão agradando a categoria, por estarem ainda muito abaixo do esperado. Um aumento agora, apesar de extremamente necessário ao setor, ainda é caso para discussão. Mas vamos motivar as panificadoras a reajustar os preços em, pelo menos, 8%”, disse Galdino.

Apesar da participação da farinha na fabricação do pão ser de cerca de 15%, o prejuízo não deve durar tanto para aqueles que optarem por não aumentar o preço do pão francês. O presidente da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria, Alexandre Pereira, garante que o valor do trigo deverá se normalizar dentro de 60 a 90 dias, pede o bom sendo aos proprietários dos estabelecimentos.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco