Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

PIB do Estado tem alta de 3,6%

5 de setembro de 2006

 

A riqueza de Pernambuco, no segundo trimestre, manteve-se praticamente estável ao comparar com os três primeiros meses deste ano. De janeiro a março, o Produto Interno Bruto (PIB) apresentou uma alta de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já de abril a junho, o crescimento foi de 3,6% ante o mesmo período de 2005. Isso significa que o segundo trimestre teve uma redução de 0,3 ponto percentual em relação ao primeiro. No Brasil, o PIB registrou uma alta de 1%, no segundo trimestre. No primeiro trimestre, o crescimento foi de 3,2% em relação ao do ano passado. Se for comparar o segundo trimestre com o primeiro deste ano, o País teve alta de 0,5% no PIB.

Embora Pernambuco tenha tido um desempenho um pouco menor, o crescimento ficou acima do resultado do Brasil. O resultado foi divulgado, ontem, pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco (Condepe/Fidem). De acordo com a pesquisa, todas as atividades econômicas também tiveram um aumento, entre o segundo trimestre de 2005 e 2006. O setor de agropecuária cresceu 10,8%, indústria, 2,9%; e serviços, 2,3%.

O aumento na agropecuária se deveu às lavouras temporárias, que cresceram 17,7%. Destaca-se a produção de cana-de-açúcar, feijão, milho e abacaxi. Mas o setor fechou o semestre com 8,9%. A indústria de transformação elevou o setor em 4,5%, em relação ao mesmo trimestre de 2005, principalmente por causa da alta na produção de alimentos e bebidas (11,5%) e borracha e plástico (71,1%). Segundo o secretário de Planejamento, Cláudio Marinho, o aumento do PIB ocorreu porque a economia pernambucana é dinâmica. “Oitenta porcento do PIB é composto por 12 setores”.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco