Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

PE busca desatar nó com a Caixa

12 de abril de 2007

 

O Governo do Estado está correndo contra o tempo para não perder a principal fonte de recursos para obras em saneamento e habitação: Caixa Econômica Federal. Por causa disso, Pernambuco será o primeiro estado brasileiro visitado pelos auditores do Programa de Ajuste Fiscal (PAF), do Tesouro Nacional. A partir desse resultado, o Estado poderá resolver o impasse que tem com o banco. No entanto, a Caixa pode, a qualquer momento, colocar o Estado no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

Temos a necessidade dos projetos, mas a negociação depende da auditagem”, comentou o vice-governador João Lyra. A tendência, segundo ele, é que os números sejam favoráveis para o entendimento com a Caixa a longo prazo. O PAF analisa a capacidade de endividamento e de pagamento que os estados têm, a partir de informações dos seus balanços. “O governador (Eduardo Campos) deve reforçar o pedido que fez ao Tesouro para o resultado sair até o fim de abril”, explicou.

A possibilidade de Pernambuco ficar com o “nome sujo” no Cadin preocupa o secretário da Fazenda, Djalmo Leão. “Isso significa que ficaremos impedidos de celebrar novos contratos (com a União) e financiamentos”, ressaltou. O Estado tem uma dívida de R$ 318 milhões com a Caixa por causa do financiamento do “Programa Águas de Pernambuco”, no valor de R$ 138 milhões.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco