Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Oposição cobra balanço do governo

13 de maio de 2015

A bancada de oposição da Assembleia Legislativa cobrou ontem que o governo de Pernambuco apresente os resultados do balanço fiscal do primeiro quadrimestre. O grupo pediu celeridade para a conclusão do relatório, que tem prazo de elaboração de 30 dias e se encerra no fim deste mês. Os deputados argumentam que a União já divulgou as informações relativas ao período e que os repasses federais não caíram, como tem sustentado a bancada governista. 

O líder da oposição, Sílvio Costa Filho (PTB), foi à tribuna afirmando que os recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) foram maiores em 2015, levando em conta o mesmo período de 2014. “Nós já tivemos acesso ao primeiro quadrimestre do governo federal. Os repasses federais oriundos do FPE tiveram um incremento de mais de R$ 48 milhoes”, argumentou. 

O vice-líder do governo, deputado Lucas Ramos (PSB), não questionou os dados e explicou que as informações solicitadas serão fornecidas dentro do prazo. “Acho que aos 12 dias de maio a cobrança é um pouco injusta, afinal, a gente tem um prazo de 30 dias para apresentar. Concordo que o quanto antes tenhamos essas informações disponíveis, mais rápido poderemos esclarecer tudo”, asseverou. 

Os parlamentares deverão aprovar um requerimento hoje convocando o secretário da Fazenda, Márcio Steffani, para prestar contas sobre a saúde fiscal do estado. A divulgação dos dados tem sido aguardada com ansiedade pela oposição, já que os números podem dar munição para a bancada continuar pressionando o Executivo. O governo, por outro lado, tem utilizado o argumento de que o panorama econômico está complicado em Pernambuco por culpa da União. Segundo os governistas, as projeções econômicas e financeiras do país apontam para um cenário fiscal restritivo, com ausência de crescimento, taxa de juros alta e baixa projeção para o incremento de receitas para os estados.

Fonte: Diario de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco