Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

No Estado, 15 mil contribuintes deixaram de declarar o IR 2006

3 de maio de 2006

 

A Superintendência da Receita Federal em Pernambuco divulgou ontem que 15.795 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física não foram realizadas. “Recebemos, em Pernambuco, 544.205 declarações. A previsão inicial era receber 560 mil”, informou Luiz Cireno, assessor da Receita.

Pelos dados, 97,18% das declarações previstas inicialmente foram realizadas, faltando 2,82%. O prazo para entrega do IR encerrou no último dia 28.

Os contribuintes que perderam o prazo podem ainda fazer a declaração do IR, mas somente pela Internet. Antes disso, era possível fazer também por meio de disquete e formulários em papel. Para tanto, é preciso acessar o site www.receita.fazenda.gov.br e baixar o programa.

Como o prazo já foi encerrado, os retardatários receberão multa. O valor da multa é de 1% ao mês ou fração sobre o valor do IR devido, apurado da declaração. O mínimo a ser pago corresponde a R$ 165,74 e o máximo a 20% do valor devido (equivalente a 20 meses de atraso).

Cireno explica que há uma novidade este ano. No momento em que o retardatário transmitir a declaração pela Internet, automaticamente será notificado da multa. Ele deverá imprimir a notificação e realizar o pagamento em qualquer agência bancária. Até o ano passado, a notificação acontecia posteriormente. O aviso de multa tem um prazo de 30 dias. Passado esse prazo, há incidência de juros.

A Receita alerta aos segurados sobre a possibilidade de golpes. Alguns segurados poderão receber e-mails falsos em nome da instituição, solicitando dados. “A Receita não manda e-mail para ninguém”, ressalta Cireno. O órgão já recebeu queixa de contribuintes que recebeu e-mails pedindo para baixar um programa e retificar um dado.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco