Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Malas prontas para forrozar

9 de junho de 2016

O período das fogueiras, das comidas de milho e do forró já chegou. Com ele, começou a movimentação dos interessados em aproveitar os festejos juninos. Pessoas que saem de suas cidades para ir ao encontro das atrações, festas e dos lugares mais badalados no estado, com bandas e shows.

A estudante de direito Gabriella Sabatine é uma apaixonada pelo São João. Para ela, a festa é ainda mais atrativa do que o carnaval. “Eu me preparo o ano inteiro para essa época e fico de olho na programação que geralmente sai no final do mês de maio. Resolvo tudo o que tenho que resolver para ter os finais de semana livres para ir a Caruaru o mês inteiro aproveitar”, conta.

Aproveitando a casa dos tios em Caruaru, o que já gera economia no orçamento do mês, Gabriella sai de Olinda na sexta à noite, acompanhada de um primo, rumo à Capital do Forró, para curtir o final de semana. Dependendo das atividades que a aguardam na segunda-feira, o retorno fica para o domingo ou para a segunda mesmo.

No feriado de São João, além de Gabriella e o primo, outros membros da família também vão para Caruaru para aproveitar um momento de confraternização em família. Os focos da estudante e do primo são o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, para curtir um forró mais estilizado, e o Alto do Moura, para dançar um forrozinho pé de serra. 

“O Alto do Moura é animado de tarde, normalmente. É bom chegar por lá cedo para sair no final da tarde. Para o Alto do Moura vamos de carro, mas para o pátio, que é mais agitado no período da noite, quando acontecem os shows, vamos de van ou de ônibus para facilitar”, explica Gabriella.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem em Pernambuco, Fátima Bezerra, destaca que o estado todo se movimenta no período junino. A grade de atrações das cidades é o que normalmente define melhor o fluxo de turistas. Caruaru é o destino mais famoso, mas Arcoverde, Petrolina e Salgueiro também são locais bastante procurados. 

“As pessoas costumam tentar economizar, ficando na casa de parentes e conhecidos. Mas, ainda assim, a movimentação e o consumo de bebidas, comidas e dos produtos locais faz a economia dar uma agitada”, explica Fátima. Caruaru, por exemplo, espera movimentar quase R$ 300 milhões com o São João neste mês.

Para quem deseja curtir o forró de um jeitinho diferente, uma opção é o Trem do Forró. O trem sai do Pátio das Cinco Pontas, no Recife, e vai até o Cabo de Santo Agostinho, com um trio do forró (triângulo, zabumba e sanfona) tocando durante o trajeto. O trem comporta até mil pessoas, 100 por vagão. O percurso de 84 quilômetros dura em média cinco horas, com ida e volta. O custo é de R$ 160 por pessoa.

Fonte: Fonte: Diario de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco