Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Mais Médicos barrado pela Câmara do Recife

12 de junho de 2014

A votação mais importante prevista para o dia de ontem na Câmara do Recife era sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece as metas do município para 2015. Porém, a aprovação da matéria perdeu espaço após o projeto de lei, que proibe o município de contratar médicos estrangeiros que não possuam o diploma revalidado no Brasil, ser colocado em votação. A imensa maioria dos vereadores, no entanto, aprovou em primeira discussão a matéria contrária ao programa federal Mais Médicos sem saber no que estavam votando.

Foi o vereador Henrique Leite (PT) que, minutos depois da votação, questionou a Mesa Diretora, mas já era tarde. O projeto havia sido colocado extrapauta, lido sem alarde e a votação não foi nominal, ou seja sem a visualização do voto no painel. A justificativa para a desatenção dos vereadores da base governista é de que houve uma estratégia corporativista pelo autor do projeto, Rogério de Lucca (PSL), e do presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), ambos médicos e contrários ao programa federal.

Rogério de Lucca afirmou que está %u201Clutando pela classe médica e que não dá para assumir os erros causados por esses profissionais%u201D. Ele também disse que, regimentalmente, o projeto poderia entrar em qualquer sessão. Com exceção do autor e de alguns vereadores de oposição, os demais anteciparam que vão votar contra o projeto na segunda votação.

Saiba mais

Números do Mais Médicos

646 profissionais trabalham em 143 municípios de Pernambuco

21 deles são cubanos

2 venezuelanos
2 espanhóis
1 italiano
1 uruguaio
8 intercambistas (brasileiros formados em instituições do exterior)
35 médicos atuam no Recife pelo programa

Fonte: Diario de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco