Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Livre dos ambulantes

30 de janeiro de 2015

O cenário lembrava um feriado. A Conde da Boa Vista amanheceu sem ambulantes ontem. Tomada por policiais militares, guardas municipais e fiscais da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, parte da via recebeu uma operação da Prefeitura do Recife, que impediu a atuação de 130 camêlos não cadastrados do trecho entre as ruas José de Alencar e do Hospício. 

Atualmente a avenida de 1,7 km tem 300 camelôs, sendo 141 cadastrados. No trecho onde aconteceu a ação de ontem – de 450 metros – 50 de um total de 180 ambulantes estão autorizados a permanecer atuando até a entrega de shoppings populares. “O cadastro foi feito em 2013. Em relação aos demais, não há projeto para atendê-los. Todos foram avisados que somente poderiam permanecer até o dia 26”, disse o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga.

Um grupo de ambulantes se reuniu com membros do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife (Sintraci). “A prefeitura quer fazer ações com medidas bruscas, sem respeito aos pais de família”, criticou Luciana Mendonça, da direção do sindicato. Da Conde da Boa Vista, seguiram para a Câmara de Vereadores. À tarde, os vereadores Vicente André Gomes (PSB),  Osmar Ricardo (PT), Jurandir Liberal (PT) e Marcos di Bria (PTdoB) se reuniram com Braga. Ficou definido que, na terça-feira, às 10h, o secretário encontrará representantes dos ambulantes na Câmara, sob a condição de não haver protestos até lá. Cerca de 60 decidiram passar a noite na Casa, em protesto. 

“Cerca de R$ 12 milhões já foram gastos na compra de terrenos para shoppings populares. Várias licitações serão abertas no próximo mês”, disse Braga. Nas próximas duas semanas devem ser retirados ambulantes do trecho da Conde da Boa Vista entre a Rua do Hospício e a Aurora. Após o carnaval, a Guararapes deve receber a ação. Até junho, será o Cais de Santa Rita. 

Saiba mais

Não será permitida a instalação de mais de um equipamento por pessoa

Proibida a venda de frutas e alimentos manipulados na hora

Barracas deverão ter tamanho padronizado, com até um metro quadrado

Os shoppings populares

2 na Rua da Saudade
1 na Rua do Riachuelo
1 na Rua do Giriquiti
1 por trás do Mercado da Boa Vista
1 no Cais de Santa Rita

Ambulantes no Recife
4,1 mil é o total de cadastrados desde 2013
2 mil serão instalados nos shoppings
2,1 mil ficarão em locais que serão requalificados

Fonte: Diario de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco