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IPVA subirá até 12,76% em 2007

3 de janeiro de 2007

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de Pernambuco vai subir até 12,76% em 2007. O maior incremento no imposto incidirá sobre os veículos a diesel, que desvalorizam menos de um ano para o outro. O aumento médio do tributo será de 1,8% e a tabela de pagamento se inicia em 15 de fevereiro (ver quadro). Quem optar por pagar a cota única terá desconto de 5% sobre o valor da parcela. A tabela completa de custos do IPVA consta no Diário Oficial do estado de hoje.

A taxa de licenciamento de veículos, que acompanha o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi reajustada em 3,02% e varia de acordo com o ano e modelo do carro. Já a parcela única do IPVA para carros com mais de 15 anos de uso, também reajustada pelo IPCA, foi fixada em R$ 41,37 para carros e R$ 24,82 para motos.

O estado espera arrecadar R$ 290 milhões com o IPVA em 2007, valor 16% maior que o registrado em 2006, de R$ 250 milhões. De acordo com o gerente de IPVA da Secretaria da Fazenda, Julio Lóssio, o aumento da arrecadação está diretamente relacionado ao aumento do número de veículos novos no estado, que em 2006 chegaram a 70 mil. “O valor venal dos veículos novos subiu mais do que a inflação, o que também influencia a arrecadação”, afirmou. O aumento da cobrança dos inadimplentes também incrementou a receita do imposto. A dívida total de IPVA chega a R$ 12 milhões em 160 mil veículos. “A maioria das dívidas é de pessoas jurídicas operadoras de leasing  (um tipo de arrendamento de veículos). Estamos cobrando e incluindo devedores na dívida ativa do estado”, completou Lóssio.

Na nova tabela, o veículo com IPVA mais alto em Pernambuco é uma Ferrari Maranelo, ano 1998, que tem imposto de R$ 13,3 mil. Com o reajuste, o IPVA de um microônibus Marco Polo, modelo Volare, ano 2004, teve aumento de 12,95%, passando de R$ 578 para R$ 653. Já o Palio EX ano 2001 teve acréscimo de 5%, saindo de R$ 356 para R$ 374, o maior aumento entre os modelos populares. “Como o IPVA é calculado pelo valor de mercado do carro, um modelo bem cotado, como o Palio, sofre mais impacto do imposto”, comentou.

Fonte: Folha de Pernambuco

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