Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

INSS suspende 4,3 mil benefícios

16 de março de 2006

Após esperar por cinco meses, o Ministério da Previdência decidiu suspender 4.322 benefícios de pernambucanos. A quantidade equivale a quase 20% do total de inativos (22.049) que deveriam ter se recadastrado nas agências bancárias onde recebem, desde outubro.  Em todo o Brasil, foram cancelados 80.989 seguros. Todos deveriam ter apresentado documentos que comprovassem o direito do recebimento do benefício até o dia 24 de fevereiro. Como não o fizeram, terão o pagamento de março – que será liberado nos cinco primeiros dias úteis de abril – retido. Em um ano, a Previdência gasta com o pagamento dessas aposentadorias e pensões R$ 361,1 milhões.

 

 

Para reverter a situação, a gerente regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Nara Castilho, disse que as pessoas devem se dirigir aos bancos munidos de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um documento de identificação (carteira de identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou registro de conselho profissional). Também é recomendado levar comprovante de residência e o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

 

 

“Ainda dá tempo para se fazer o desbloqueio, que é uma suspensão e não uma cassação. O banco faz o desbloqueio, já que o dinheiro está lá”. A reativação leva até duas semanas para ser feita. De acordo com ela, essa etapa pode ser feita até maio. Depois, o segurado só poderá se explicar nas agências do INSS, já que os bancos vão retirar seus nomes da base de dados. O censo previdenciário começou em outubro de 2005, quando foram selecionados 2,4 milhões de benefícios, considerados pelo INSS como mais vulneráveis a eventuais fraudes, por conterem informações incompletas.  O recadastramento deve ser repetido em cinco anos.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco