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Hiper Bompreço abrirá 500 vagas em Olinda
7 de fevereiro de 2006Cerca de quatro meses após divulgar a instalação de um Hiper Bompreço na área onde funcionava o Quartel da Polícia do Exército,
A decisão do Wal-Mart de construir o Hiper Bompreço no local foi precedida de uma disputa entre a rede varejista e a prefeitura de Olinda. O Bompreço, que não inaugura novas lojas no Estado desde 2000, adquiriu a área de 83 mil metros quadrados em maio de 1998. Mas, até o ano passado, não havia definido como o espaço seria utilizado.
Como o terreno foi doado pelo município à União, em 1942, para a instalação de estações de rádio do Departamento dos Correios e Telégrafos (o que não ocorreu), e a área terminou sendo repassada para a Fundação Habitacional do Exército (que instalou o quartel no local), a prefeitura fez uma consulta ao governo federal para recuperar o espaço. A questão foi inclusive tema de uma reunião na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), ocasião em que o Wal-Mart anunciou publicamente sua decisão de investimento. Na época, o vice-presidente para Assuntos Corporativos e Jurídicos da gigante norte-americana, Wilson Melo, comentou que a fase de construção será responsável pela geração de aproximadamente mil empregos indiretos.
O valor do investimento no local não foi divulgado, mas além de arcar com a construção do hipermercado, o Bompreço executará melhorias na infra-estrutura de vias próximas ao empreendimento. A rede executará obras de pavimentação e drenagem – incluindo sinalizações de trânsito – para viabilizar o prolongamento da Rua Professor Cândido Pessoa até a Rua Otaviano Pessoa Monteiro. A alteração já era prevista no Plano Diretor da cidade.
EXPANSÃO – No País há 10 anos, o Wal-Mart ampliou sua participação no varejo nacional com duas grandes aquisições. A primeira, em 2004, com a compra da rede Bompreço e a segunda, em dezembro, quando adquiriu os ativos nacionais da rede portuguesa Sonae. Com isso, a norte-americana já tem 296 lojas no País, em 17 Estados.
Este ano – segundo informou ao Jornal do Commercio o presidente do Wal-Mart Brasil, Vicente Trius, no último mês de novembro –, a norte-americana investirá R$ 600 milhões na abertura de 15 novas lojas no País, entre elas a unidade que será construída em Olinda, mais unidades nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Alagoas e Bahia.
Com o investimento, o grupo Wal-Mart pretende gerar 5 mil novos empregos e ultrapassar o número de 300 lojas instaladas no Brasil. A expectativa é que o faturamento da rede no País no ano passado – cujo balanço deve ser divulgado em março – chegue a R$ 11 bilhões.
Fonte: Jornal do Commercio
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