Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Greve de bancário pode atingir aposentados

 

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ser prejudicados com a greve dos bancários. O pagamento será realizado na próxima semana, de segunda-feira a sexta-feira. Os benefícios podem ser retirados nos caixas eletrônicos, mas muitos segurados idosos têm dificuldade de usar os terminais.

Em Pernambuco, os bancários estão parados desde a terça-feira passada e mantêm o movimento durante o dia de hoje. À noite, a categoria realiza assembléia para decidir se continua com a paralisação na próxima segunda-feira. “No Estado, estamos em greve por tempo indeterminado com avaliação diária. Devemos parar na segunda, a não ser que aconteça um fato novo, o que é pouco provável”, explica Marlos Guedes, presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Em âmbito nacional, a perspectiva da categoria é deflagrar greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira.

Diante desse cenário, os próprios bancários estão avaliando como será o atendimento aos aposentados. “Vamos discutir essa questão amanhã (hoje)”, declarou Guedes. Em greves anteriores, os bancários atenderam somente aos aposentados, mas Guedes explica que esse procedimento depende também da aprovação dos próprios bancos.

O sindicalista explica que a adesão à greve ontem manteve-se tão forte quanto no dia anterior, com participação das instituições oficiais e privadas. Muitos bancos privados, porém, estão obtendo liminares na Justiça para garantir o funcionamento. Os bancários reivindicam um reajuste salarial real de 7,05%, além de reposição da inflação. A categoria pede ainda participação nos lucros e resultados de 5%, mais um salário bruto e R$ 1,5 mil. Anteontem, os bancos oferecerem um aumento de 2% e mais participação nos lucros equivalente a 80% do salário mais R$ 816 fixos. A oferta foi rejeitada.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) respondeu ontem que não conta com a possibilidade de extensão da greve dos aposentados pois acredita no processo de negociação. Haverá uma nova reunião entre as partes na próxima segunda ou terça-feira.

O presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, João Batista Inocentini, declarou a preocupação em torno do pagamento dos segurados do INSS na próxima semana. “Vamos fazer um apelo para que os bancários adotem um esquema de atendimento. Muitos aposentados têm dificuldade em usar os terminais eletrônicos, não conseguem entender como fazer a operacionalização, têm problema de vista. As máquinas também são muito rápidas e a operação é finalizada se houver qualquer demora”.

A extensão da greve também prejudica o censo realizado pelo INSS. O Ministério da Previdência respondeu que ninguém será prejudicado, nem que tenha de adiar o prazo para o recadastramento.

Mais Notícias da Fenafisco