Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Greve da Receita Federal já afeta produção de indústria

18 de maio de 2006

 

A greve da Receita Federal já está afetando as produção local. A fábrica da Acumuladores Moura só não parou porque a empresa conseguiu um mandado de segurança para retirar a matéria-prima que estava retida no Porto de Suape. “A fábrica quase parou. Agora, estamos trabalhando com uma margem de segurança maior”, contou o vice-presidente financeiro da companhia, Paulo Sales.

A empresa produz vários tipos de bateria e importa alguns dos componentes usados na fabricação do produto. A greve dos fiscais da Receita Federal também atinge as exportações da companhia. “Temos contêineres que estão parados no Porto de Suape desde a semana passada com baterias que foram compradas por clientes argentinos e ingleses”, afirmou Sales.

Ele contou também que os clientes argentinos da empresa já estão sentindo a falta do produto. “Isso cria um problema de credibilidade, porque contribui para que os clientes estrangeiros pensem que o País não é confiável”, argumentou Sales. A fábrica da empresa fica em Belo Jardim, no Agreste do Estado.

Sales afirmou também que a greve da Receita vai aumentar os custos para a empresa, mas não soube dizer quanto. A companhia pagará uma taxa pelos dias que os contêineres (com a importação e exportação) passaram armazenados no Porto de Suape. A retirada da carga com mandado de segurança também gera custos a mais da empresa com advogados.

A paralisação dos auditores da Receita Federal já deixou um acumulado de cerca de 600 contêineres armazenados no Terminal de Contêineres do Porto de Suape (Tecon-Suape). Segundo informações da própria Receita, quando a situação voltar ao normal serão necessários cerca de 15 dias para liberar essa quantidade de contêineres.

Na alfândega do Porto de Suape trabalham 18 fiscais. No entanto, desde o início da greve, apenas o inspetor (que é o chefe dos outros auditores fiscais) está trabalhando no local.

A greve dos auditores fiscais da Receita Federal está ocorrendo desde o dia 2 de maio último. Eles reivindicam melhorias salariais.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco