Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Governo recebe estudo sobre o recadastramento

26 de abril de 2007

O grupo de trabalho criado para formatar o recadastramento dos funcionários ativos e inativos do governo do Estado entregou ao secretário de Administração, Paulo Câmara, as linhas gerais do projeto. A idéia é implantar o censo ainda este ano. Inicialmente, o governo deverá lançar uma campanha de divulgação para avisar aos servidores o início do processo e, em seguida, convocá-los por meio de cartas enviadas às residências.

“Devemos fazer uma ampla campanha de divulgação antes da coleta de dados”, informou Dácio Rossiter Filho, presidente da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (Funape), que visitou ontem o Jornal do Commercio. O recadastramento envolverá os 121 mil funcionários ativos, 76 mil aposentados e pensionistas. Rossiter acredita que ainda serão necessários mais seis meses para o início da convocação. “A forma de execução ainda está sendo pensada”, explica.

O governo também deverá avaliar, em conjunto com o Banco Real, se uma empresa contratada ou o próprio Estado vai executar o censo. O Banco Real foi a instituição vencedora do processo de licitação da conta única. No contrato, estava prevista a realização do censo. O banco, portanto, vai patrocinar a medida.

Os funcionários com dificuldades de locomoção deverão ser visitados em casa para fazer o recadastramento. “É possível que a internet também seja usada, embora algumas informações tenham de ser validadas posteriormente”, conta Rossiter. A data de recadastramento de cada servidor possivelmente será marcada de acordo com o número final de matrícula.

Com o recadastramento, o governo do Estado poderá obter dados mais atualizados dos servidores públicos e dos seus dependentes. Com isso, a Funape terá um estudo atuarial mais elaborado, o que permitirá acompanhar a evolução das despesas da Previdência. Hoje, a Funape arrecada R$ 32 milhões por mês com as contribuições dos funcionários públicos e a patronal. O déficit é de R$ 68 milhões. Outro produto do censo será a implantação de uma política de recursos humanos, com a capacitação do servidor e a criação de um programa de habitação.

INTERIORIZAÇÃO – Ainda este ano, o governo do Estado iniciará o projeto de interiorização da Funape. A idéia é criar uma estrutura de atendimento em treze municípios pólos: Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Petrolina, Ouricuri, Salgueiro, Caruaru, Carpina, Goiana, Palmares, Garanhuns, Surubim e Bezerros.

– Ainda este ano, o governo do Estado iniciará o projeto de interiorização da Funape. A idéia é criar uma estrutura de atendimento em treze municípios pólos: Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Petrolina, Ouricuri, Salgueiro, Caruaru, Carpina, Goiana, Palmares, Garanhuns, Surubim e Bezerros.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco