Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Governo 100% conectado

23 de julho de 2014

Cem por cento dos órgãos públicos federais e estaduais utilizam computador e internet, mas ainda há 10% que não prestam nenhum serviço público via web. Os dados inéditos são da pesquisa TIC Governo Eletrônico 2013, a primeira sobre o setor público realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O estudo foi realizado em órgãos federais, estaduais e municipais, de administração direta e indireta, de todos os Poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público). O objetivo, além de medir o acesso e uso de TI pelas organizações, é investigar a presença de mecanismos de relacionamento com os cidadãos via internet, incluindo a oferta de serviços online que permitem a participação da sociedade.

Foram entrevistados 572 órgãos públicos federais e estaduais, entre outubro e dezembro de 2013. Entre as Prefeituras, a amostra contou com 334 municípios. Todas as instituições utilizaram computador e tiveram acesso à internet nos 12 meses que antecederam a pesquisa. A penetração do acesso à banda larga foi considerada alta entre os órgãos públicos federais e estaduais, mas existem singularidades quanto ao tipo de conexão utilizada. Enquanto a maioria apresenta conexão via cabo e fibra ótica (98% nos federais, 93% dos estaduais e 69% dos municipais), a conexão via modem 3G é citada por 84% dos órgãos públicos federais e 64% dos órgãos públicos estaduais, e a via rádio é utilizada por 64% dos municipais.

A presença online dos órgãos públicos é massiva: 94% dos órgãos públicos federais e estaduais declararam possuir website ou página oficial, e 90% prestaram pelo menos um serviço público, através desses canais. A TIC Governo Eletrônico 2013 constatou ainda a atividade das instituições nas redes sociais em 88% dos órgãos públicos federais e 73% dos estaduais.

A pesquisa também aponta que 96% dos órgãos federais e 83% dos órgãos estaduais declararam possuir uma área ou departamento de TI. Nas prefeituras, esses números caem para 46%, por conta das cidades com menos de 500 mil habitantes, uma vez que a presença do departamento dedicado à tecnologia da informação está universalizada (100%). A pesquisa na íntegra, assim como os demais indicadores, podem ser acessados no http://cetic.br/.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco