Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Governadores querem que a Sudene acabe com a guerra fiscal

12 de janeiro de 2007

 

Os governadores aproveitaram o encontro de Natal para discutir propostas a fim de viabilizar investimentos em infra-estrutura pela Superitendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A autarquia, recriada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será regulamentada até o final de março, segundo o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito. Os gestores comemoraram a recriação da Sudene e esperam que a entidade ajude a pôr fim à guerra fiscal entre os Estados do Nordeste. Eles prometem pressionar para derrubar os vetos à recriação da Sudene.

A reunião serviu para a gente ver que os incentivos dados pelos Estados são os mesmos”, disse o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Ele e outros governadores criticaram os cinco vetos presidenciais à Lei que recriou a Sudene. “Temos que rediscutir o Fundo Constitucional do Nordeste. Claro que gostaria que o projeto fosse aprovado sem vetos. Mas, como já fui ministro, sei que essas coisas não são tão simples”, ponderou o governador da Bahia, Jaques Wagner, ex-ministro de Relações Institucionais.

Eduardo subiu o tom das críticas. “Nós temos que fazer a equipe econômica entender a questão por outro prisma. Não podemos perder empregos por questões burocráticas. Somos parceiros, amigos do presidente Lula, mas amigo também têm que apontar erros. Não queremos tratamento diferenciado, nem favor. Só não queremos preconceito da equipe econômica, que muitas vezes entende as demandas paulistas.”

Uma alternativa sugerida pelos governadores aos vetos presidenciais é a edição de uma medida provisória, que foi debatida com Pedro Brito. “A Sudene tem que ter recursos para infra-estrutura, educação e desenvolvimento. É consenso que ela precisa ser ainda mais fortalecida com recursos”, disse Brito.(G.S.)

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco