Notícias da Fenafisco
Fim do pacote, fim do acesso
20 de fevereiro de 2015A TIM é a primeira empresa telefônica a adotar o bloqueio do acesso à internet de clientes pós-pagos que atingirem a franquia mensal de plano de dados. A partir de 20 de março, o novo sistema de cobrança passará a ser adotado em todo País. Por enquanto, a medida só foi adotada pelas outras operadoras em relação aos clientes pré-pagos e Controle.
O bloqueio está em vigor para usuários do Rio Grande do Sul, Pernambuco e da área de DDD 19, no interior paulista. Ontem, a Claro também anunciou que seus clientes pré-pagos e Controle já estão sujeitos ao bloqueio após o limite de dados da franquia ser atingido.
Antes de a medida ser aplicada pelas operadoras, o usuário navegava com velocidade reduzida ao término de sua franquia. Agora, precisa comprar pacotes adicionais se quiser continuar navegando até a franquia ser renovada. O corte da conexão ao fim da franquia já acontece em outros países. As operadoras avaliam que o modelo de redução de velocidade após o consumo dos pacotes pode criar uma percepção negativa dos serviços.
As operadoras devem avisar os clientes sobre as alterações nos planos de serviços e ofertas com, no mínimo, 30 dias de antecedência, segundo o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações.
A Claro disse que ainda não tem planos de utilizar as novas regras de cobrança em seus planos pós-pago. Em nota, a operadora afirma que "vem investindo em ferramentas educativas em relação ao consumo de internet, a fim de informar o usuário sobre utilização da franquia contratada e auxiliar no gerenciamento do seu consumo de dados". Entre as ferramentas citadas, estão o portal consumo.claro.com.br (acessível através de celulares da operadora) e o aplicativo Minha Claro.
CONCORRENTES
A Vivo também deve estender a cobrança para planos pós-pago nos próximos meses. Em nota, a empresa afirma que "está trabalhando em ajustes sistêmicos e fará o anúncio sobre a mudança aos seus usuários com a antecedência necessária". A operadora foi a primeira a adotar a mudança para planos pré-pago, em novembro do ano passado, começando por Minas Gerais e Rio Grande do Sul e expandindo nos meses seguintes para todo o território nacional.
Para os clientes da Oi dos planos pré-pago e controle, desde o dia 9 de dezembro não é mais possível manter o acesso à internet com velocidade reduzida ao fim da franquia. "A Oi considera o fim da velocidade reduzida, aliada ao novo modelo de cobrança por pacotes adicionais, uma tendência mundial por garantir uma melhor experiência de navegação aos usuários de internet móvel e está avaliando com atenção a adoção dessa estratégia também para o segmento pós-pago, sempre respeitando a legislação e regulamentação em vigor no país", afirmou em comunicado.
Fonte: Jornal do Commercio
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