Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

FAZENDÁRIOS – Grevistas ameaçam fechar postos

10 de março de 2006

 

Agrava-se a crise do fisco estadual. Há trinta e sete dias em greve, os auditores mantiveram ontem a paralisação por tempo indeterminado e decidiram pressionar os fazendários que ocupam cargos de gerentes, chefias e assessorias a entregarem os cargos. Hoje, os auditores realizam assembléia geral no prédio-sede da Secretaria da Fazenda, na Rua do Imperador, e podem colocar em votação a proposta de fechar os postos fiscais. Desde 4 de fevereiro o governo colocou os policiais militares nos postos para preservar o patrimônio público e reter a primeira via da nota fiscal. A medida foi adotada para preservar a arrecadação de impostos.

          O agravamento da crise do fisco ocorreu após a secretária da Fazenda, Maria José Briano, ter se negado a implantar a equiparação salarial da categoria com os membros do Ministério Público Estadual (MPE) escalonada em quatro semestres, sendo a primeira promoção em junho deste ano e o aumento cheio ao final de 2007. A contraproposta foi aprovada na assembléia da quarta-feira e apresentada pelo Sindifisco à secretária. Briano manteve a proposta de reajuste de 10% e a reformulação do Plano de Cargos Carreira e Vencimentos (PCCV).

           Desde a quarta-feira a secretária da Fazenda determinou o corte do ponto dos faltosos. Os gerentes foram orientados a recolher a lista de freqüência dos auditores pela manhã e à tarde e enviar ao departamento de pessoal. O não envio da lista de presença resultará em falta para todos. Em represália, os fazendários decidiram pela entrega dos cargos. Ontem, no início da noite, Briano convocou os gerentes para uma reunião. O Diario procurou falar com a secretária e com os diretores do sindicato, mas não obteve retorno.

           Na assembléia de hoje os auditores deverão colocar em pauta a proposta de fechamento dos postos fiscais. A idéia foi levantada ontem pelos chefes de postos fiscais e poderá ser adotada, caso as negociações não sejam reabertas. Caso a proposta seja aprovada, as chaves dos 23 postos fiscais serão entregues ao gerente-geral, Décio Padilha.

Fonte: Diário de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco