Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Fazenda fecha o cerco à Toritama

19 de maio de 2006

 

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) iniciou, ontem, uma fiscalização direcionada ao setor de tecidos, confecções e armarinho na cidade de Toritama, no Agreste do Estado. A ordem de serviço para a auditoria, que vai durar até o próximo domingo, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem.

Serão fiscalizados o registro das empresas, a emissão de nota fiscal e, principalmente, o trânsito de mercadorias. Segundo o gerente-geral de Operações Fiscais da Sefaz, Gustavo André Costa, a entrada de tecidos sem nota fiscal contamina a emissão de nota na saída, com o produto pronto. “Os comerciantes evitam a emissão de nota na ponta do serviço para não serem rastreados”, explicou.

Para evitar a sonegação, a Sefaz está fiscalizando o trânsito de produtos, inclusive cruzando informações do banco de dados de Pernambuco com as dos bancos de dados dos principais estados fornecedores de tecido, São Paulo, Minas Gerais e Ceará.

O gerente afirmou que a fiscalização já estava sendo programada desde o início do ano, quando a arrecadação do setor de tecidos e confecções começou a apresentar queda, sem justificativa econômica. “Faremos um trabalho de recuperação de arrecadação”, destacou. Em abril, o setor de tecidos apresentou desempenho negativo de 2,07%, arrecadando R$ 10,43 milhões. A operação deverá se estender a todo pólo de confecções do Agreste, que inclui Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, mas, nessa primeira fase, vai se concentrar em Toritama.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Toritama, Edílson Tavares, as fiscalizações são bem-vindas porque, só com a formalização das empresas, o pólo vai se desenvolver com marcas próprias, negociações com grandes varejistas e ampliação dos serviços para os clientes, como o pagamento com cartão de crédito.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco