Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Estado quer gerenciar receita social

8 de maio de 2007

 

O governo do estado está de olho nos 2% da receita corrente líquida da Celpe usados para bancar programas sociais e a eletrificação rural. Ano passado, segundo o secretário João Bosco Almeida, eles foram equivalentes a R$ 40 milhões. A idéia inicial da equipe do governo era usar esse dinheiro para bancar a redução do ICMS. Ao invés da obra social, viria o desconto para os consumidores. De acordo com o secretário, a Celpe informou que isso não seria possível.

Agora, a intenção é conseguir que a companhia repasse o gerenciamento desse montante. Segundo Almeida, o dinheiro pode até continuar com a Celpe, mas quem decidiria onde aplicá-lo seria o governo. “Quando a Celpe foi vendida, ficou acertado que 2% deveriam ser reservados para eletrificação rural e as obras e serviços sociais. Nós queremos dizer quais são. A eletrificação será concluída este ano”, comentou o secretário. A partir de 2010, os 2% vão virar 1% até o fim da concessão.

“A Celpe só quer investir em poste e fio porque depois pode cobrar o investimento no reajuste anual”, declarou João Bosco Almeida. O governador Eduardo Campos afirmou, durante o anúncio da isenção do ICMS, que poderá ir à Justiça caso a Celpe não colabore. Ele também solicitou que a Controladoria Geral do Estado faça uma auditoria na aplicação dos recursos nos últimos anos. A direção da Celpe informou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que não iria comentar o assunto.

Fonte: Diário de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco