Notícias da Fenafisco

Estado pagará salários até o dia 2 de fevereiro
23 de janeiro de 2007
O governo do Estado divulgou ontem a tabela de pagamento dos servidores públicos. É o primeiro calendário elaborado sob a responsabilidade do novo governo. Os funcionários públicos receberão o salário de janeiro entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, num intervalo de apenas cinco dias. A notícia é dada uma semana depois de a atual administração ter declarado que herdou um Estado desequilibrado financeiramente, com um déficit de R$ 255,1 milhões.
A folha de pagamento corresponde a R$ 282 milhões para 194.846 contracheques. De acordo com o secretário de Administração e Reforma do Estado, Paulo Câmara, as despesas com pessoal serão pagas com recursos do Tesouro do Estado. Questionado se o pagamento em poucos dias não comprometerá as finanças públicas, uma vez que o caixa do Estado está “desequilibrado”, Câmara respondeu que o governo priorizou o pagamento dos servidores públicos. “Estamos revisando contratos, restos a pagar. A prioridade foi o pagamento dos funcionários”, declarou o secretário, lembrando da medida do governo de cortar as despesas de custeio em 20%. O governo também anunciou, no dia 16 de janeiro, que vai paralisar novos investimentos até março para equilibrar as suas contas.
Câmara recordou ainda que não é a primeira vez que o governo do Estado efetua o pagamento do calendário dos servidores em cinco dias. Na gestão do ex-governadores Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Mendonça Filho (PFL), o cronograma já chegou a se estender por mais de 15 dias, mas, depois de um trabalho de ajuste fiscal, o calendário foi encurtado. No ano passado, o salário de dezembro e o 13º salário chegaram a ser quitados antes do Natal.
AVALIAÇÃO – Os servidores públicos receberam positivamente o anúncio do novo calendário. “Para a gente, a notícia é muito boa, pois o governo está realizando o pagamento em uma semana”, ressalta Renilson Oliveira, coordenador-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Estado (Sindserpe). Oliveira lembra que geralmente o pagamento feito no mês de janeiro levava mais tempo para ser concluído. “Para a gente essa notícia é um avanço e sinalização de que há uma possibilidade de se esforçar mais um pouco e concluir o calendário do mês de competência”, reivindica.
“A medida gera tranqüilidade no início do ano para os servidores. Torcemos para que o governo mantenha, no máximo, esse limite (de tempo). Mas reforçamos que nossa proposta é concluir o calendário no mês de competência”, acrescentou o sindicalista.
Fonte: Jornal do Commercio
Mais Notícias da Fenafisco

Conselho da Fenafisco discute estratégias políticas no primeiro dia de reunião em Brasília
A 231ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco teve início nesta quarta-feira (9), às 9h30, no Brasília Imperial Hotel. […]

Fenafisco participa da Assembleia do Fonacate sobre pautas previdenciária
A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), representada pelo diretor do departamento de projetos especiais, Toni Pinto, esteve […]

Capital federal recebe 231ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco
Nos dias 9 e 10 de abril, a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) promove a 231ª Reunião […]

Fenafisco participa de mobilização na Câmara em defesa dos servidores públicos
A Fenafisco, representada pelo diretor parlamentar Celso Malhani, participou nos dias 25 e 26 de março do esforço concentrado promovido […]