Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Estado manda cortar ponto de fiscais

9 de março de 2006

 

O Governo estadual iniciou ontem o corte do ponto dos auditores fiscais da Secretaria da Fazenda, em greve há 36 dias. A retaliação veio depois da rejeição dos fazendários à proposta de aumento de 10% oferecida pelo Governo. Em assembléia realizada ontem, 440 servidores aprovaram a contraproposta do Sindicato, que mantém a exigência de equivalência salarial entre os auditores fiscais e os promotores do Ministério Público. Ainda na assembléia geral, os auditores afirmaram que não vão ceder à pressão dos descontos no salários causados pelo corte do ponto e a greve foi mantida por tempo indeterminado.

Na proposta rejeitada pelo Governo, os fazendários exigiam equivalência imediata com o Ministério Público, o que representaria um aumento de 81% dos salários da categoria. Agora os servidores propõem o aumento escalonado, alcançando a equivalência em dezembro de 2007. “Esta proposta de escalonamento já tinha a simpatia da secretária Maria José Briano, mas é preciso abrir as negociações”, afirmou o presidente do Sindicato dos Auditores da Fazenda (Sindifisco), Luiz Amaral. Até o fechamento desta edição, o Sindisfisco aguardava confirmação de audiência com a secretária da Fazenda para apresentar contraproposta.

A greve, a maior da história dos auditores fiscais de Pernambuco, já se reflete nos resultados da arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em dois setores: tecidos, que teve retração de 9,74%, e de atacado de alimentos, de 6%, conforme números da Secretaria da Fazenda (Sefaz). A redução aconteceu porque as notas fiscais que estão sendo recolhidas nos 23 postos do Estado pela Polícia Militar não vêm sendo auditadas, atribuição dos fazendários. Ainda de acordo com a Sefaz, esses recursos serão recuperados em cobranças posteriores.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco