Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Economista defende criação de metas

19 de novembro de 2006

 

Um plano de metas de desenvolvimento para a região deveria vir antes da recriação da Sudene, segundo o consultor da Contagem e professor da Faculdade Boa Viagem, José Raimundo Vergolino. “Atualmente, não se tem um plano estratégico de crescimento para o País nem para as regiões”, lamentou.

A nova Sudene deveria ser independente do ministério da Integração Nacional e diretamente ligada à presidência da República para ter mais força política”, contou o economista. Isso também é defendido por políticos e líderes empresariais.

A nova Sudene deveria ser um órgão deliberativo, segundo economistas e políticos entrevistados pelo Jornal do Commercio. “Essa agência de desenvolvimento teria que implantar melhorias na infra-estrutura, articulação de grandes investimentos para o Nordeste e uma política pública integrada para a região”, ponderou o governador eleito de Pernambuco, Eduardo Campos.

O professor de economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ricardo Chaves, defende que a nova Sudene crie um ambiente para novos negócios na região com o desenvolvimento de estudos, articulações e parcerias que integrem os órgãos de financiamento – como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste – com o que já existe de pesquisa nas universidades e na Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa).

A criação da Sudene também é necessária, na opinião do presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Jorge Corte Real. “Ela atuaria na coordenação de ações e projetos de infra-estrutura que alavanquem o desenvolvimento regional”, falou Jorge.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco