Notícias da Fenafisco

Dilma minimiza declaração
13 de outubro de 2014SÃO PAULO – A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, minimizou ontem, o apoio a Aécio Neves (PSDB) anunciado horas antes por Marina Silva (PSB), terceira colocada no primeiro turno da disputa eleitoral. E, num contraponto, destacou lideranças do partido dela que declararam voto à sua candidatura.
"Vários seguidores da outra candidatura, da Marina, vieram para a minha campanha", disse a petista, citando como exemplo o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), que na quinta-feira declarou apoio à candidatura petista, apesar de o PSB nacional ter optado pelo tucano no segundo turno. Além dele, Dilma conta com a adesão de outras lideranças do partido, como o ex-ministro Roberto Amaral e o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, que também disputa o segundo turno e tenta a reeleição.
Em visita ao bairro de Guaianases, Zona Leste de São Paulo, Dilma afirmou não acreditar que o apoio de Marina resulte numa direta transferência de votos para Aécio. "O voto é de cada brasileiro", disse. A presidente também descartou ter havido falha na articulação política de sua candidatura por ter perdido o apoio formal do PSB – o partido era aliado do governo petista até setembro do ano passado, quando se afastou para lançar candidatura própria.
"Nós não falhamos. Eles tinham outro alinhamento. Não sou a favor de várias questões que o adversário (Aécio) é." Para reforçar as diferenças, Dilma citou que "eles" são a favor da independência do Banco Central e "nós" não. "Eles são a favor de reduzir o papel dos bancos públicos, nós não somos porque isso significa acabar com o Minha Casa Minha Vida", afirmou Dilma A campanha de Aécio divulgou nota em que classificou de "mentiras e fantasias" a afirmação sobre o Minha Casa.
LAVA JATO
Dilma declarou que "vai apurar com rigor" as denúncias feitas no âmbito da Operação Lava Jato – investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal sobre corrupção e lavagem de dinheiro na Petrobras. A petista voltou a reclamar do "vazamento seletivo" do depoimento do ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa. Em delação premiada, ele apontou ao menos 32 parlamentares que estariam envolvidos em esquema de pagamento de propinas, e citou filiados ao PT, PP e PMDB. Em outro depoimento, na quarta-feira, Costa não citou autoridades, mas reiterou as informações sobre desvios.
Dilma disse "achar estranho" o depoimento ter sido marcado para o período eleitoral. "Você faz audiência pública a hora que lhe convém, agora, fazer audiência pública no meio de uma campanha eleitoral é que eu acho estranho."
CRÍTICAS
Antes mesmo de Marina Silva, terceira colocada na eleição presidencial, anunciar seu apoio a Aécio Neves (PSDB) no segundo turno, a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), já criticava no Twitter a declaração que nem havia sido feita. Na rede social, a petista usou palavras mais incisivas que em entrevista horas depois e classificou os adversários como representantes do "retrocesso".
"Aqueles que estão comigo representam meu projeto de País: de avanço. Os que estão do outro lado representam o retrocesso!", Diz o post de Dilma no Twitter. O texto foi publicado às 8h, três horas antes da entrevista em que Marina declarou apoio a Aécio. Por volta das 11h30, ao ser questionada sobre o anúncio, Dilma minimizou o episódio e lembrou que também conta com apoio de integrantes do PSB.
Não é a primeira vez que a campanha petista deixa para as redes sociais palavras e expressões mais fortes do que as usadas pela candidata em discursos e entrevistas para criticar adversários. Sábado, em Contagem (MG), Dilma provocou Aécio ao dizer que não tinha sido nomeada aos 25 anos para um cargo na Caixa Econômica. Pouco depois, um post publicado no perfil da presidente no Facebook chamava o tucano de "playboyzinho da Caixa".
Fonte: Jornal do Commercio
Mais Notícias da Fenafisco

Fenafisco participa do lançamento do Prêmio de Educação Fiscal 2025
A Fenafisco participou na última terça-feira (22) da cerimônia de lançamento da 13ª edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, […]

Conselho da Fenafisco discute estratégias políticas no primeiro dia de reunião em Brasília
A 231ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco teve início nesta quarta-feira (9), às 9h30, no Brasília Imperial Hotel. […]

Fenafisco participa da Assembleia do Fonacate sobre pautas previdenciária
A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), representada pelo diretor do departamento de projetos especiais, Toni Pinto, esteve […]

Capital federal recebe 231ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco
Nos dias 9 e 10 de abril, a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) promove a 231ª Reunião […]