Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Digimedia – Executivos cobram incentivos fiscais

8 de março de 2007

 

O grupo sino-coreano Digimedia quer começar a construir a fábrica de CDs e DVDs em Caruaru, a 130 quilômetros do Recife, até o início de maio. Para tanto, executivos da empresa estiveram ontem no Palácio do Campo das Princesas em busca de incentivos fiscais. Pediram ao governador Eduardo Campos redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e apoio para conseguir reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) junto ao governo federal. O empreendimento irá gerar 500 empregos diretos na primeira fase e mil diretos numa segunda etapa.

“Existe a possibilidade de conseguir o que queremos até o início da construção da fábrica”, declarou o diretor comercial da Digimedia, Chang Ho Yoon, ao final da audiência com o governador. Segundo ele, a carga tributária local é 30% maior do que a praticada em Manaus, onde está baseado o principal concorrente dos sino-coreanos. “Principalmente em relação ao IPI , onde a diferença chega a 15%”, reclamou. Ele argumenta que a implantação da fábrica em Caruaru vai dar ao país a chance de combater não somente a pirataria como também o contrabando de CDs e DVDs. “Além disso, vamos trazer alta tecnologia e gerar empregos”, destacou.

O governador Eduardo Campos afirmou que a Secretaria da Fazenda irá estudar o nível de diferimento (adiamento do pagamento) do ICMS que poderá ser concedido à Digimedia. “Também vamos fazer gestões para reduzir o IPI junto à Receita Federal, expondo a necessidade de combatermos o mercado cinza”, acrescentou. Ao Ministério de Ciência e Tecnologia está sendo solicitado a inclusão dos CDs e DVDs entre os bens de informática.

O investimento previsto na fábrica em Caruaru é de US$ 78 milhões, na primeira fase, quando a fábrica estará produzindo 25 milhões de unidades/mês. Depois, seriam investidos outros R$ 45 milhões, alcançando 50 milhões de unidades. De acordo com Yoon, os equipamentos já estão sendo adquiridos da Singulo, empresa alemã, também parceira tecnológica. São máquinas capazes de produzir também blu-ray ou HDDVD.

Fonte: Diário de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco