Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Dias de imposto (Coluna JC Negócios)

23 de maio de 2006

 

A conta do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário é meramente estatística, mas dá para o cidadão contribuinte ter uma idéia bem aproximada de quanto paga de imposto no Brasil. Segundo o IBPT, este ano, o brasileiro terá que trabalhar 145 dias somente para pagar impostos. Significa dizer que comprometerá 39,72% de sua renda anual. Feitas as contas, quer dizer o seguinte: tudo que uma pessoa trabalhar até depois amanhã, servirá apenas para pagar imposto. Quatro meses e vinte e cinco dias.

O problema é que essa porcentagem cresce a cada ano. Em 2003, era de 36,98%. Em 2004, foi de 37,81% e, no ano passado, chegou 38,35%. É como se até o mês de maio, tudo que ele produzisse fosse apenas para pagar imposto. Já foi até a Semana Santa, depois chegou ao Dia das Mães. E este ano o número quase chega ao Dia dos Namorados, em junho.

As pessoas sabem que a tributação incidente sobre os rendimentos nos salários, honorários e gratificações está ancorada em Imposto de Renda (Pessoa Física), INSS, previdências oficiais e contribuições sindicais. Mas tem ainda as contribuições que são calculadas quando ele vira consumidor de produtos e serviços – PIS, Cofins, ICMS, IPI, ISS – ou na tributação sobre o patrimônio das pessoas física e jurídica como o IPTU, o IPVA, o ITBI e ITR para quem tem propriedade rural.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco