Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Deputados devem intermediar greve

22 de fevereiro de 2006

Após quase três semanas de greve, os deputados estaduais vão tentar intermediar as negociações entre os auditores fiscais e o Governo do Estado. Hoje, uma comissão suprapartidária se reunirá, a partir das 10h30, para debater propostas. A adesão da categoria ao movimento já chega a 95%. São quase 1,1 mil auditores na ativa e outros 950 aposentados. Eles pedem, desde julho do ano passado, melhorias como a reformulação do plano de cargos e carreiras e a equiparação de seus salários com os dos promotores do Ministério Público do Estado, por exemplo.

De acordo com o deputado Roberto Leandro, que sugeriu a instalação da comissão, a Assembléia Legislativa quer contribuir na retomada das negociações. No entanto, ele fez críticas à postura adotada pelo Governo. “A Secretaria da Fazenda colocou policiais militares para substituir auditores nos postos fiscais do Estado em tarefas em que é necessário ter qualificação. Por causa disso, só 75 mil notas fiscais foram processadas até agora, quando a média mensal é de 800 mil. O prejuízo é diário e, por isso, é necessário negociar”. Segundo ele, as perdas na arrecadação já devem estar em R$ 9 milhões desde o dia 2 (data do início da greve) para cá.

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais (Sindifisco), Jorge Luiz Amaral, destacou que a categoria não está conseguindo marcar encontros para debater suas propostas com a secretária da Fazenda, Maria José Briano. “Com o Governo, não tem acordo. Tentamos isso desde julho e já estamos ‘escaldados’ de promessas”, disse Amaral, referindo-se ao anúncio que deve se feito no dia 6 de março pelo Governo sobre o reajuste anual dos servidores do Poder Executivo.


            Microempresas
            A Secretaria da Fazenda vai dar mais tempo para as microempresas adeptas ao Regime Simplificado de Recolhimento de ICMS (SIM) pagarem o imposto por meio do Documento de Arrecadação Estadual (DAE). O prazo foi ampliado do dia 15 para o dia 24. É que houve um erro na impressão da DAE de 1,8 mil contribuintes, de um total de 48 mil inscritos no Estado. A alteração está no Diário Oficial de ontem.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco