Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Deputado propõe autogestão para reativar empresa têxtil

25 de maio de 2006

 

Uma proposta apresentada durante audiência pública na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), pode contemplar os cerca de 660 ex-funcionários da unidade da Vicunha Têxtil no Estado, desativada no último dia 19 de abril, e salvar o parque industrial: a transformação do empreendimento em um modelo de autogestão, a cargo dos ex-trabalhadores.

A idéia, lançada pelo deputado estadual Isaltino Nascimento (PT), foi bem recebida pelos ex-funcionários presentes. O gerente geral de Recursos Humanos da Vicunha, Robson Togni, prometeu levar a proposta para análise da empresa.

A presidente do Sindicato das Costureiras, Aurora Flora Duarte, acredita na autogestão como solução, mas ressalta que a necessidade de debate com todas as esferas públicas e com a empresa.

REESTRUTURAÇÃO – Segundo Togni, o fechamento da fábrica local da Vicunha integra uma tentativa de reverter o resultado do grupo no ano passado, negativo em cerca de R$ 97 milhões. Por isso, diz, a empresa está revendo seus investimentos. E a unidade pernambucana, disse, acumulava prejuízo há mais de um ano. De acordo com ele, o grupo decidiu abandonar o segmento de confecções, principal produto fabricado em Pernambuco.

Em São Paulo, no município de Americana, a empresa demitiu 110 funcionários, de 150, e está avaliando se fecha ou não sua planta de rayon. A nova política do grupo é focar na chamada “mão-de-obra indireta.” A Vicunha exporta 45% de sua produção e credita sua crise à valorização do real e concorrência com produtos chineses.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco