Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Decisão do STF ameaça uso de incentivo fiscal

12 de julho de 2006

 

Os Estados estão preocupados com uma possível revogação de benefícios fiscais concedidos para atrair empresas. O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou ilegal benefícios concedidos pelo Estado do Pará, e a decisão corre o risco de ser aplicada em programas semelhantes em outros Estados. O tema foi um dos principais da pauta de discussões da última reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), realizada no final da semana passada no Mato Grosso.

Este é um problema global, de São Paulo inclusive. Todos os Estados concederam benefícios fiscais”, afirmou o representante de Pernambuco no Confaz, José Cruz Lima. O STF considerou ilegal aprovar benefícios sem passar pelas reuniões do Confaz.

Os benefícios fiscais foram um dos maiores atrativos de Estados nordestinos, como Pernambuco, Bahia e Ceará, em captar novas empresas. Estados mais industrializados, como São Paulo, sempre foram contra o uso desse mecanismo. “Incentivo fiscal, se for usado com responsabilidade como é o caso de Pernambuco, pode ser um instrumento de equilíbrio do desenvolvimento regional”, defende o presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Ad/Diper), Guilherme Cavalcanti. Para ele, a guerra fiscal é um subproduto da falta de uma política de desenvolvimento para o País por parte do governo federal.

A ação que julgou ilegal o programa de incentivos do Pará fez com que o Estado acumulasse créditos fiscais próximos a R$ 600 milhões, mas com o risco de quebradeira das empresas que foram atraídas. Já São Paulo só aceita uma solução para o problema com o fim imediato da guerra fiscal.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco