Notícias da Imprensa
Congresso dará aval a alternativas para recolher os novos tributos CBS e IBS?
9 de fevereiro de 2024O Congresso Nacional optou por colocar o modelo atual de recolhimento de tributos como a principal forma de gestão do CBS e IBS criados pela reforma tributária. Mas deixou espaço para alternativas que reduzem o risco de inadimplência e, consequentemente, permitem uma alíquota mais baixa.
A partir dessa avaliação, o CCiF (Centro de Cidadania Fiscal) apresentou nesta quinta (8) nota técnica com quatro modelos de recolhimento dos novos tributos.
O diretor do Centro de Cidadania Fiscal Nelson Machado destaca que a nota está alinhada com a decisão do legislador de colocar o sistema atual como principal regra. Ou seja, cabe ao fornecedor recolher os tributos e o creditamento do adquirente independe desse recolhimento.
Isso não significa que o Parlamento não possa dar liberdade para que se utilize algumas alternativas. Por exemplo, o uso do “split payment” nas compras feitas pelo consumidor pessoa física por meios eletrônicos.
Também seria possível transferir para o adquirente a obrigação do recolhimento em situações em que há margem para fraudes. Isso seria aplicado às compras feitas por alguns contribuintes que possuem elevado volume de créditos a receber, como exportadores, e na aquisição de alguns serviços mais sensíveis de se comprovar, segundo o CCiF.
Valeria também para as vendas de empresas do Simples Nacional, que não aderirem ao novo sistema, para contribuintes do CBS/IBS —livrando essas pequenas empresas dessa obrigação.
Leia aqui reportagem completa sobre o tema publicada nesta quinta, com uma tabela que ilustra os quatro modelos apresentados pelo CCiF.
Fonte: Folha de SP
Mais Notícias da Imprensa
Nova regra da ANS permite que usuário mude de plano em caso de exclusão de hospital
Beneficiários de planos de saúde insatisfeitos com a exclusão de um hospital ou de um serviço de urgência e emergência […]
Imposto de Renda: recibo médico só poderá ser eletrônico, pelo aplicativo da Receita. Veja tutorial
Com o início de 2025, desde esta quarta-feira, dia 1º, médicos, dentistas e demais profissionais de saúde, como psicólogos, fisioterapeutas […]
Pernambuco destina R$ 1,04 bilhão para inovação e fomento ao empreendedorismo
O Governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (20), um investimento de R$ 1,04 bilhão para impulsionar a inovação, fomentar o […]
Cashback: Reforma Tributária traz devolução de parte do imposto para famílias de baixa renda
O projeto que regulamenta a Reforma Tributária foi aprovado pela Câmara dos Deputados, na última terça-feira (17), que agora segue […]