Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Cones para impedir infrações

10 de julho de 2014

O frequente desrespeito às leis de trânsito por condutores recifenses levou a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) a tentarem condicioná-los a cumprir as regras através do uso de cones. Desde o fim do mês de maio, esse tipo de sinalização está sendo colocado em vias importantes para tentar disciplinar o tráfego. 

A operação impede que alguns motoristas formem filas duplas ou façam conversões ilegais. O trabalho está a cargo dos orientadores de trânsito, também conhecidos como “amarelinhos”, que já atuavam disciplinando cruzamentos. 

O taxista Edvaldo Genuíno, 46 anos, trabalha em um ponto na Praça do Derby e vinha notando que as pessoas não respeitavam a entrada para a pista local da Agamenon Magalhães. “Agora, o trânsito está fluindo muito mais”, conta. O motociclista Alexandre Souza, 28, também aprovou a nova estratégia. “Acho que vai diminuir os acidentes na pista local e desafogar o trânsito na principal. Agora, as pessoas serão obrigadas a respeitar as leis, ao menos nesses locais”, ressalta.

Até agora, sete pontos estão sendo monitorados na operação – dois na Avenida Agamenon Magalhães e um na Beira Rio, Avenida Sul, Abdias de Carvalho, Conselheiro Aguiar e Avenida Norte. Mas a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, informou que pretende expandir o uso de cones para isolar faixas de rolamento quando possível. 
Atualmente, o Recife conta com cerca de 460 orientadores para auxiliar os agentes de trânsito. São 372 em solo, 44 equipados motociclistas e 12 inspetores, entre outros profissionais.

Fonte: Diario de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco