Compesa obrigada a restaurar estações

23 de maio de 2014

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) será obrigada a restaurar 37 estações de tratamento de esgoto. Uma ação civil pública aberta em 2011, após denúncia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), comprovou que o órgão não realizava a manutenção adequada das estações e que vários equipamentos imprescindíveis ao tratamento estavam quebrados. A Justiça Federal decidiu que a companhia terá até cinco anos para realizar todos os reparos necessários. A decisão foi tomada em primeira instância. Cabe recurso.

Na sentença, o juiz federal Francisco Alves dos Santos Júnior, titular da 2ª Vara Federal, especificou que caberá à Compesa a criação de um cronograma para cumprimento das metas. Caso a manutenção não seja cumprida dentro do prazo, o órgão estará sujeito à multa diária de R$ 10 mil por cada estação.

Na ação impetrada, o Ibama solicitou que a Compesa passasse a realizar o tratamento de esgoto de acordo com os padrões ambientais exigidos pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente. Em laudos técnicos entregues para análise da Justiça, o Ibama destacou que os dejetos estavam sendo lançados nos rios e no solo sem nenhum tratamento ou com tratamento deficiente. Estavam sendo afetados rios como São Francisco, Beberibe, Jiquiá, Timbó, Ipojuca, São Domingos, Una, Paratibe, Morojozinho e Formoso.

“A Compesa confessa que vem causando danos à natureza, jogando nos rios e mares que banham o estado de Pernambuco detritos de esgotos sem tratamento, tratamento esse que é obrigada a fazer, para o que recebe a integralidade da receita de uma contribuição social paga pelos pernambucanos, denominada taxa de esgoto”, declarou o juiz, na sentença.

No mesmo ano em que a ação civil pública foi aberta, a Compesa havia sido oficiada três vezes pelo Ibama a prestar esclarecimentos sobre as condições de funcionamento das estações, mas não teria respondido a nenhum deles. Em 2010, o Sistema Nacional do Meio Ambiente também teria lavrado dois autos de infração contra a companhia, pois verificou o despejo de esgoto sem tratamento na comunidade da UR-07, na Zona Sul do Recife, e no bairro do Cedro, em Caruaru.

O magistrado ainda determinou que o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual verifiquem se a poluição dos rios e mares do estado, praticados pela Compesa, configuram ilícito administrativo e criminal. “Caso concluam que sim, que tomem as providências administrativas, civis e criminais pertinentes contra essa empresa”, sentenciou o juiz.

As estações de tratamento de esgoto (por município)

Recife
Abençoada por Deus (Iputinga)
Apipucos