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COMPESA – Inadimplência de R$ 213,1 mi
28 de março de 2007A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) fechou 2006 com R$ 213,17 milhões em contas a receber. Mais da metade – R$ 107,75 milhões – são contas em aberto de particulares e cerca de 30% – R$ 70,91 milhões – de órgãos públicos. Outros R$ 31 milhões são faturas em aberto que foram parceladas e ainda não entraram no caixa da empresa. Ao final do exercício, a companhia registrou um lucro líquido de R$ 24,24 milhões, valor 5,28% abaixo do lucro obtido em 2005 (R$ 25,59 milhões).
O balanço da Compesa foi publicado ontem. Na nota explicativa, a empresa classifica como contas a receber no longo prazo R$ 12,41 milhões, ficando os R$ 200,76 milhões restantes no circulante. Em
“De um modo geral a nossa arrecadação está na faixa de 90%do faturamento, ou seja, deixamos de arrecadar 10% do que faturamos, o que está na média do mercado. Agora, estamos rediscutindo a política de cobrança, pois o corte não tem sido eficiente”, pontua o secretário de Recursos Hídricos e presidente da Compesa, João Bosco de Almeida. Em relação às contas em aberto do poder público, uma fatia considerável é do governo estadual. “Já existe uma determinação do governador de que as contas da Compesa terão que ser honradas”, completa Bosco.
Receita – O faturamento da Compesa em 2006 foi de R$ 549,25 milhões. O secretário acredita que há chances concretas de aumento de receita nos próximos anos. Apenas Pirapama, com a eliminação do rodízio, poderá incrementar em 15% o faturamento na Região Metropolitana do Recife, significando algo como R$ 70 milhões a mais no caixa. “Também temos Porto de Galinhas, recentemente incorporada, que deverá gerar uma receita adicional de R$ 2 milhões por ano”, argumenta.
O secretário destaca aina que a companhia registrabaixo índice de endividamento – 0,20 – e uma liquidez de 2,27. Esses dados são levados em conta na hora de pleitear financiamentos junto aos bancos oficiais para tocar projetos. “É possível que a Compesa nunca tenha lucros significativos, pois nosso objetivo é investir cada vez mais em melhorias no sistema, na ampliação da rede e no atendimento ao cliente”, finaliza João Bosco de Almeida.
Fonte: Diário de Pernambuco
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