Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Calçadistas conseguem incentivo em cima da hora

8 de janeiro de 2007

 

A combalida produção de calçados de Pernambuco também foi alvo de um pacote de incentivos fiscais do governo passado. Entre os projetos de lei entregues à Assembléia Legislativa no “apagar das luzes” da legislatura passada, no último dia para entradas de projetos, 13 de novembro, estava um que concede crédito de 47,5% a 90% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para ampliação de produção ou novas operações de fabricação de calçados, bolsas e cintos no estado.

Aprovado no dia 20 de dezembro, o projeto, por um lado, protege a arrecadação do governo, ao garantir, na lei, que as empresas que já contribuem não podem passar a pagar menos ICMS do que pagam hoje e, por outro, contribui, segundo expectativas do setor, para a reestruturação da atividade no estado.

De acordo com os representantes do segmento, será possível estimular toda a cadeia de calçados pernambucana, já que o crédito também beneficia fábricas de insumos para a produção de calçados e a compra de matéria-prima pelas indústrias. De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Pernambuco, Luiz Grimaldi, a entidade estima que, no estado, existam 78 fábricas de calçados, sendo uma de grande porte, duas de médio porte e o restante composto por micro e pequenas empresas. Além das empresas formais, o sindicato calcula que existam pelo menos mais 200 pequenas fábricas informais, montadas por funcionários demitidos de fábricas que fecharam no estado.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco