Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Brasil deve crescer menos que América Latina este ano

10 de abril de 2006

 

BELO HORIZONTE – A banca internacional traça um cenário cor-de-rosa para a América Latina neste ano. As projeções do IIF (sigla em inglês para Instituto Internacional de Finanças), associação que agrega os grandes bancos internacionais, são que a região crescerá 4,1% neste ano. O cenário, em termos de crescimento, não é tão bom para o Brasil, que crescerá, na avaliação do IIF, 3,8%, a menor taxa entre as maiores economias da região.

Em geral, os indicadores melhoram para quase todos os países para os quais a instituição divulgou estimativas (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela). Só na Argentina a inflação continua preocupando. A previsão da instituição é que a inflação no país vizinho seja de 14,9%, contra os 12,3% de 2005 e média de 5% em toda a região.

Mas o relatório divulgado, nos últimos dias, pela entidade, prevê que o país vizinho também crescerá acima da média: 6,7%. O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), por outro lado, prevê expansão acima de 4% para o Brasil, apesar de também vislumbrar cenário econômico favorável para a América Latina, segundo seu relatório anual.

No documento, o banco informa que seu capital cresceu 17% em 2005 e que pretende focar seus empréstimos nas áreas social e de infra-estrutura e na popularização do crédito. A América Latina surfa praticamente nas mesmas boas condições de 2005: crescimento significativo do mundo, alta dos preços das commodities e farta liquidez.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco