Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Bandepe vira Real e vai financiar a casa própria

31 de março de 2006

 

O Bandepe vai concluir a transição para o Banco Real no próximo dia 2 de maio. O código do banco vai mudar, as agências vão ostentar o nome do Real e novos serviços vão ser oferecidos para os correntistas, como financiamento imobiliário. O sindicato, entretanto, é contra a mudança porque alguns direitos trabalhistas poderão ser cortados.

O processo teve início em 1998, com a compra do Bandepe. Mas só agora estamos prontos para integrar a bandeira”, disse o superintendente do Banco Real para a região Norte e Nordeste, Carlos Mantovani. Um dos motivos é que só este mês o banco recebeu uma autorização, com base em parecer da Procuradoria Geral do Estado, de que a migração poderia acontecer. A migração está condicionada a manutenção das condições oferecidas quando da concorrência da conta única do Estado.

O código do banco vai ser alterado de 024, do Bandepe, para o 356, do Real. As agências do Bandepe vão ser reformadas para ganhar o leiaute do Real e algumas serão convertidas para serviços Van Gogh, dedicados aos clientes de alta renda. O Real planeja investir R$ 15 milhões com a mudança, incluindo obras na estrutura física das agências e em campanha de mídia. “Queremos fazer a melhor integração possível, mantendo o relacionamento com os clientes. Não vai haver nenhuma demissão ou troca de funcionários”, garantiu o executivo do banco.

Nada na operação do dia-a-dia vai mudar. Os cartões bancários só vão ser substituídos quando da data do vencimento, o talonário de cheque vai continuar valendo e tanto o número da conta corrente quanto o da agência permanecerão os mesmos. “Queremos prestar um serviço melhor. O cliente Bandepe vai dispor agora de mais agências e estar associado a uma marca forte, a do ABN, presente em mais de 60 países”, comentou. O ABN Amro, controlador no Brasil do Real, Bandepe e Sudameris, possui em Pernambuco 215 mil correntistas, com 66 agências do Bandepe e 13 do Real. Um dos produtos que vão ser oferecidos é o crédito imobiliário, que antes não era oferecido pelo Bandepe. “Já estamos treinando o nosso pessoal para oferecer esse produto.” O Bandepe teve lucro de R$ 100 milhões em 2005 e para esse ano espera crescer em 20% a base de clientes.

Entre funcionários do Bandepe e do Real são 1.128 pessoas. Desses, cerca de 500 são remanescentes do antigo Bandepe. Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários Paulo Sobral, a entidade vai lutar para que os direitos dos trabalhadores do antigo Bandepe não sejam alterados. Um exemplo é a hora extra, pois os funcionários do Bandepe recebem 100% de gratificação e os do Real recebem 50%. Já Mantovani limitou-se a dizer que vai negociar com o sindicato.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco