Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Bancos vão fechar para as partidas da seleção

18 de maio de 2006

 

SÃO PAULO – A diretoria do Banco Central autorizou, por meio de circular, os bancos do País a fecharem as portas no horário dos jogos da seleção brasileira na Copa da Alemanha. Os bancos, entretanto, terão que ficar abertos por, pelo menos, quatro horas nesses dias de jogos, para não impedir o atendimento aos clientes.

O Brasil estréia na Copa contra a seleção da Croácia no dia 13 de junho, às 16h, horário em que a maioria das agências já encerrou o atendimento ao público. No dia 18, um domingo, dia de bancos fechados, Brasil e Austrália se enfrentam às 13h. Já no dia 22 é a vez da seleção encarar o Japão às 16h. No entanto, se passar para as próximas fases, a seleção poderá jogar às 12h em dias de semana.

GREVE – Funcionários do Banco Central em Brasília e em outras oito regionais – Rio, São Paulo, Fortaleza, Recife, Salvador, Belém, Curitiba e Porto Alegre –, estão em greve por tempo indeterminado. Os servidores pedem a publicação de medida provisória concedendo 10% de reajuste salarial, índice fixado em acordo feito em setembro com o governo federal.

Segundo Walter Borges, vice-presidente do Sindicato dos Funcionários do BC em São Paulo, a maior preocupação é que o prazo para concessão de reajuste a servidores públicos em ano eleitoral termina em 30 de junho. “O governo nem sequer enviou o projeto para o Congresso”, comentou Borges.

O levantamento dos sindicalistas aponta paralisação de 80% dos funcionários em Brasília e 85% no Rio. Em São Paulo, a estimativa é que metade dos servidores tenham parado. Procurado, o Banco Central não quis comentar a adesão à greve.

De imediato, a paralisação atinge o atendimento ao público e pode, segundo Borges, prejudicar alguns serviços como a fiscalização do sistema financeiro. O sindicalista lembra que o serviço é estratégico para, por exemplo, fornecer dados às CPIs e investigações de lavagem de dinheiro.

A adesão, em Pernambuco, está dentro da média nacional. De acordo com o analista do BC Humberto Formiga, apenas 20% do quadro de funcionários vai trabalhar durante a greve.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco