Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Bancários vão intensificar greve

5 de outubro de 2006

 

Os bancários de Pernambuco realizam passeata hoje, pelo Recife, para marcar a greve nacional por tempo indeterminado. No Estado, a categoria está parada desde a terça-feira da semana passada, mas a perspectiva é de uma adesão nacional a partir de hoje.

Os bancários pedem um reajuste real de 7% e mais a correção pela inflação. Anteontem, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) melhorou sua proposta original de 2% e ofereceu um aumento de 2,85%, o que corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 1º de setembro de 2005 a 30 de agosto deste ano. A proposta foi rejeitada.

A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) também teve proposta nova. A entidade passou para 80% do salário, mais R$ 823,00 na parte fixa, além de um adicional de R$ 750 para os funcionários dos bancos que tiverem crescimento de pelo menos 20% em seu lucro líquido.

A Fenaban não quis falar sobre a ameaça de greve. Para o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino, a proposta não representa aumento real e manteve uma PLR que não contempla todos os trabalhadores nem representa uma distribuição mais justa do crescimento do lucro do setor.

Ontem, já haviam paralisado as atividades os Estados de Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Piauí e Paraíba. Além disso, algumas cidades e regiões metropolitanas também estavam paradas, como Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte.

A concentração da passeata em Pernambuco está marcada para as 9h, no Sindicato dos Bancários de Pernambuco, na Rua Manoel Borba. Marlos Guedes, presidente do Sindicato, acredita que a passeata será iniciada a partir das 10h. Os grevistas seguem pela Avenida Conde da Boa Vista, Avenida Guararapes, até o Recife Antigo. Os detalhes do percurso foram fechados em assembléia realizada na noite de ontem.

POLÍCIA – Hoje, os bancários deverão ainda entregar um documento ao secretário de Defesa do Estado, Rodney Rocha Miranda, citando algumas situações de confronto entre policiais e grevistas. “Solicitamos ao secretário para que entre em contato com o comando da polícia. Estamos exercendo o nosso direito constitucional de greve”, acrescenta Marlos Guedes. De acordo com o sindicalista, policiais chegaram com a sirene ligada ontem numa agência da Conde da Boa Vista e desceram no local com metralhadoras.

Ontem, houve confronto em frente a uma agência bancária da Ceasa e dois bancários foram levados à delegacia de Jardim São Paulo, sendo posteriormente liberados.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco