Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Bancários fecham 100 agências

22 de setembro de 2006

A  greve de advertência dos bancários fechou ontem 100 unidades bancárias, das 700 existentes no estado. A maior adesão à paralisação aconteceu no Centro do Recife, no corredor da Avenida Conde da Boa Vista, onde apenas uma agência do Bradesco abriu parcialmente. Na próxima segunda-feira, uma nova assembléia no sindicato da categoria decidirá pela greve por tempo indeterminado, já a partir da terça.

 

  “A decisão de parar as operações se deve à postura dos banqueiros de negar toda e qualquer reivindicação da categoria. Na última terça-feira, os dois lados estiveram reunidos em São Paulo para mais uma rodada de negociações, a quinta desde a entrega da minuta, há cerca de um mês”, conta o presidente do sindicato em Pernambuco, Marlos Guedes. A reposta patronal foi a mesma dos encontros anteriores: zero de ajuste.

 

  Os bancários reivindicam aumento real de 7,05% e participação nos lucros e resultados (PLR) de 5% do lucro líquido, distribuído linearmente. Também estão na pauta parcela fixa de R$ 1,5 mil, 100% dosalário-base, fim do assédio moral e metas abusivas, aumento da segurança dos funcionários e clientes nas agências, ampliação do horário de atendimento, com dois turnos de trabalho.

 

  A paralisação envolveu bancos públicos e privados. Só na Avenida Conde da Boa Vista foram fechadas 12 agências de oito bancos. Exceto uma, do Bradesco, que funcionou parcialmente, a partir das 12h. Na capital, ao menos 68 ficaram sem funcionar. Demais áreas da região metropolitana tiveram 17 unidades em greve. Mata Sul, Agreste e Sertão totalizaram 15 agências. Na Mata Norte não houve adesão.

Fonte: Diário de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco