Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Aumenta a fila do desemprego

27 de março de 2015

O mercado de trabalho continua a piorar. Em fevereiro, a taxa de desemprego apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) subiu para 5,9% da população economicamente ativa — aumento de 0,6 ponto percentual em relação a janeiro. Esse é o segundo avanço consecutivo e o maior resultado mensal desde junho de 2013, de 6%. Em dois meses, a desocupação subiu 1,6 ponto percentual, o crescimento mais rápido desde o início de 2009, auge da crise mundial.

A menor geração de postos de trabalho e o aumento do número de pessoas em busca de emprego foram as causas da elevação, segundo o IBGE. O quadro desfavorável interrompeu o ciclo de alta dos ganhos dos trabalhadores. O rendimento médio real da população empregada, descontada a inflação, ficou em R$ 2.163,20, recuando 1,4% em relação a janeiro passado, e 0,5% na comparação com fevereiro de 2014. Para o economista Rafael Bacciotti, da Tendências Consultoria, o índice médio do ano deve cair 0,5%, o que seria a primeira retração desde 2004, quando o tombo foi de 1,3%.

Entre as seis regiões metropolitanas estudadas pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), a taxa de desemprego em Salvador foi a mais elevada — 10,8%. No Recife, a taxa ficou estável.

Fonte: Diario de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco