Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Auditores da Receita Federal mantêm greve

29 de junho de 2006

 

Em assembléia nacional, os auditores fiscais da Receita Federal resolveram ontem manter a greve por tempo indeterminado. O movimento da categoria se arrasta desde o dia 2 de maio. A perspectiva é que o governo federal apresente uma nova proposta de reajuste salarial.

A decisão de continuar com a greve foi tomada diante da proposta apresentada pelo governo federal na quinta-feira da semana passada. A oferta previa 3,31% a 9,94% de aumento para os servidores ativos e de 1,28% a 9,72% para os aposentados.

Ontem, porém, o secretário da Receita, Jorge Rachid, esteve reunido com representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal – Brasil (Unafisco). A reunião contou com a presença também de técnicos da Receita, auditores e técnicos da Previdência Social e auditores do Trabalho. Os auditores da Previdência também estão em greve, desde o dia 8 deste mês. Diariamente, 200 atendimentos de orientação deixam de ser realizados e 150 certidões negativas de débito com a Previdência deixam de ser emitidas. As certidões são necessárias para que as empresas participem de licitação e registrem imóveis.

TEMPO – José Maria Luna, delegado do Unafisco em Pernambuco, explica que o fim da greve depende da nova proposta que o governo tem a fazer. A categoria está apreensiva porque qualquer aumento salarial deve ser sancionado até amanhã, em função das eleições. Questionado se ainda faz sentido manter uma greve depois desse prazo, Luna respondeu que alguns servidores entendem que sim por acreditar que há possibilidade jurídica de obter aumento depois do dia 30 de junho.

Os desdobramentos das negociações serão discutidos em plenárias nacionais que acontecem nas próximas segunda e terça. Na quinta-feira, acontece mais uma assembléia nacional. É nas assembléias que os servidores deliberam pelo fim ou continuidade da greve. A assembléia de Pernambuco acontece amanhã. O movimento da Receita está gerando prejuízos nas importações e exportações de mercadorias. Os auditores fiscais da Previdência Social, por sua vez, realizam assembléia na próxima segunda-feira.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco