Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Auditores da Receita Federal encerram greve

5 de julho de 2006

 

Os auditores da Receita Federal decidiram, em plenária nacional realizada ontem, encerrar a greve iniciada no dia 2 de maio. Mas o fim do movimento deve ser ratificado ainda em assembléia nacional marcada para amanhã. A decisão foi tomada por causa da Medida Provisória (MP) nº 302, do dia 30 de junho, que aumentou a remuneração dos auditores ativos em até 34,8% e dos inativos em até 31%.

Embora a MP tenha uma série de problemas, ela representa um passo que nos permite suspender a greve”, avalia José Maria Luna, delegado no Recife do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco). Os percentuais máximos são atingidos quando os fiscais da ativa cumprem metas de arrecadação de tributos. Portanto, os reajustes foram efetuados por meio de modificações na Gratificação de Interesse da Fiscalização e Arrecadação (Gifa) e da Gratificação de Atividade Tributária (GAT).

A plenária nacional aconteceu em Brasília. Luna explica que a decisão tomada ontem representa uma orientação para ser votada na assembléia. “Quem tem poder para suspender a greve é a assembléia. Tudo indica que o fim (do movimento) será aprovado”, esclarece. A plenária também decidiu manter a mobilização permanente. Em Pernambuco, a assembléia está marcada para as 10h da quinta-feira, na sede do Sindicato, Bairro do Recife. Se a assembléia votar o fim da greve, os trabalhos dos auditores serão retomados na segunda-feira próxima.

A greve dos auditores fiscais gerou prejuízos diversos às empresas, tanto na importação de mercadorias como na exportação. Cerca de 600 contêineres chegaram a ficar presos no Porto de Suape. Para liberar suas mercadorias, as empresas tiveram de recorrer a liminares judiciais.

A proposta apresentada aos auditores da Receita Federal foi a mesma oferecida aos fiscais da Previdência e do Trabalho. Os auditores da Previdência decidiram anteontem encerrar a greve iniciada no dia 8 de junho. Os fiscais do Trabalho não chegaram a parar as atividades por tempo indeterminado, somente por 24 horas no início de junho. Com o fim da greve dos fiscais da Previdência, as empresas

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco