Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Aposte na terceira idade

20 de dezembro de 2015
A imagem do idoso que depende da família e quase não sai de casa já caiu por terra. Com o aumento na qualidade e expectativa de vida, as pessoas têm permanecido ativas por mais tempo e o estereótipo dos avós aposentados que não têm atividades ou compromissos está cada vez mais enfraquecido. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa tem crescimento acelerado no país: a expectativa é de que o grupo de pessoas com 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças com até 14 anos já em 2030. E, em 2055, espera-se que a participação de idosos na população total seja maior que a somatória de crianças e jovens com até 29 anos. Atualmente, o país tem 26,1 milhões de pessoas acima de 60 anos.

“O montante de pessoas que está envelhecendo no país representa uma oportunidade para o mercado. É uma potencial tendência que deve se firmar para os próximos anos”, aposta Rodrigo Amantea, coordenador dos programas de educação executiva do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), que oferece formação na área de negócios.

Entre as áreas que estão buscando atender ao público com mais idade estão agências de viagem e cursos de informática e idiomas. “Uma das vantagens de oferecer serviços para o público com mais idade é a facilidade que eles têm de viajar independentemente do período, já que muitos não têm compromissos profissionais. No Brasil, a maioria dos destinos são resorts e alguns cuidados, como garantir que o horário do almoço seja cedo e adequar a programação com passeios que agradem ao público, são fundamentais”, explica Júnior Lins, gerente executivo da Bancorbrás — empresa de viagens que oferece pacotes especiais para o público idoso.

Segundo ele, as pessoas que viajam por esse tipo de pacote representam até 30% das vendas realizadas pela empresa. “Temos algumas pessoas que viajam todos os anos nesse pacote. É um público que prefere ter a companhia de amigos e a convivência social durante a viagem”, comenta Lins.

Isabel Rocha, 70 anos, é uma das que prefere viajar em pacotes especiais para a terceira idade. Desde 2012, ela já visitou quatro destinos: Portugal, Itália, Paris e Barcelona. “Acho melhor porque não preciso ter nenhuma preocupação. Os passeios e jantares são agradáveis, além da turma que sempre viaja com a gente. Pretendo continuar viajando em excursões para a terceira idade, porque o cuidado e a atenção são maiores”, afirma.

Fonte: Diario de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco