Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Aposentados marcam novo protesto

4 de maio de 2007

 

As centrais sindicais que representam os aposentados se reuniram ontem para discutir o próximo ato público em busca de um reajuste salarial maior. A idéia é estar presente em Brasília e realizar manifestações em todos os Estados brasileiros simultaneamente.

O Ministério da Previdência concedeu um aumento de 3,3% nos benefícios superiores ao salário mínimo, aplicado a partir do pagamento efetuado esta semana. Mas as centrais querem um reajuste de 8,57%, mesmo percentual usado para elevar o mínimo de R$ 350 para R$ 380.

No dia 25 de abril, os aposentados realizaram a primeira manifestação em busca de um reajuste maior. Na ocasião, foi realizada uma passeata na Avenida Paulista, em São Paulo, com a presença de cerca de 3 mil pessoas. O movimento foi marcado pela irreverência, com alguns aposentados usando ceroulas. A iniciativa poderá ser repetida nos Estados.

As centrais sindicais querem uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pedir um reajuste maior. Os sindicalistas criticam o presidente por ter prometido, antes das eleições do ano passado, medidas para recuperação do poder salarial dos idosos. Além de um reajuste maior, a pauta contém a antecipação de metade do 13º salário para junho deste ano. Até o momento, o governo garantiu a antecipação para a folha de agosto, paga em setembro.

O reajuste de 3,3% é considerado baixo, sobretudo diante de alguns produtos que deverão subir mais este ano. A expectativa do mercado para os planos de saúde individuais, por exemplo, é de um aumento de 9%. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deverá divulgar o reajuste até o final do mês.

João Batista Inocentini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, disse que a manifestação em Brasília e nos Estados dependerá do dia em que o reajuste for enviado para o Congresso Nacional. A perspectiva é ter uma definição de data na próxima semana. “Em Brasília, queremos visitar os presidentes dos partidos e fazer um agitação”, avisa.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco