Notícias da Fenafisco
Aposentado pode ter consignado para fazer viagem
22 de abril de 2007
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão, ainda este ano, ter mais facilidades para pagar despesas com viagens. Os Ministérios do Turismo e da Previdência Social, em conjunto com a Caixa Econômica Federal, estão trabalhando num projeto de crédito consignado para os idosos viajarem em período de baixa ocupação hoteleira. As taxas de juros do empréstimo, com desconto na folha de benefícios do aposentado, poderá variar de 1,3% a 2,4% ao mês.
Os ministros do Turismo, Marta Suplicy, e da Previdência, Luiz Marinho, estiveram reunidos na semana passada para discutir a idéia. A perspectiva é lançar o produto ainda no segundo semestre deste ano. A proposta será apresenta no Conselho Nacional de Previdência.
João Batista Inocentini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, acha a proposta interessante. “Acho positivo, sobretudo para pessoas do Norte e Nordeste que passaram sua vida em São Paulo e não tiveram mais a oportunidade de voltar para os seus Estados rever os parentes”, considera. Segundo Inocentini, as centrais sindicais terão reunião na próxima segunda-feira com a ministra Marta. “Queremos entender melhor o projeto do governo”. O sindicalista acrescenta que, além do crédito, o governo poderia fazer convênios com redes de hotel para elaborar pacotes com preços especiais a esse público.
Allan Aguiar, presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), acredita que o crédito vai elevar o fluxo turístico das pessoas na melhor idade. “O crédito, em condições favoráveis, pode significar o acesso dessas pessoas às viagens. Pode representar a inclusão de um contingente elevado de brasileiros”.
Aguiar adianta que a Empetur já estava discutindo com fundos de pensão uma forma de atrair turistas da melhor idade. Os beneficiários dos fundos de pensão, que consistem em fundos de previdência privada, geralmente apresentam aposentadorias mais elevadas do que a média do INSS.
O Estado está trabalhando de forma piloto com A Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI. “Uma pesquisa realizada pela Previ mostra que viajar é um dos desejos de consumo dos aposentados”, diz Aguiar. O destino Pernambuco seria divulgado no contracheque desses aposentados. Além disso, o trade turístico passaria a oferecer pacotes voltados a esse público. “O governo do Estado entraria como indutor e articulador desse processo”, explica.
Fonte: Jornal do Commercio
Mais Notícias da Fenafisco
Fenafisco debate impactos da PEC 66/2023 em reunião com a Pública
A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Fenafisco, representada pelo diretor parlamentar Celso Malhani, esteve presente na reunião […]
Prêmio Congresso em Foco 2024: Fenafisco participa da cerimônia de premiação
Os parlamentares que mais se destacaram no fortalecimento da democracia neste ano foram premiados pelo Congresso em Foco 2024, em […]
Fenafisco participa de Audiência Pública promovida pelo CAE
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado realizou uma audiência pública sobre o tema “Tecnologia e Inovação na Reforma […]
Plano Real: Fenafisco participa de Sessão Solene em Homenagem aos 30 anos do Plano
No dia 1º de julho, o Plano de Estabilização Econômica, conhecido como Plano Real, completou 30 anos. Implementado em 1994, […]