Notícias da Fenafisco
![](https://sindifiscope.org.br/wp-content/themes/tema/assets/img/THUMB.png)
Alepe com lei, mas sem transparência
31 de março de 2015A Assembleia Legislativa Pernambuco viveu um dia de "mal-estar" e irritação interna ontem, depois de vir a público o ingresso no protocolo da Casa, há oito dias, mas sem publicação pelo Diário Oficial, do projeto de lei que cria o Portal Alepe Digital, proposta do deputado Edilson Silva, do PSOL. O projeto institui um Portal de Transparência no Legislativo estadual, ferramenta até hoje inexistente – passados três anos da Lei de Acesso à Informação no País, mas foi retirado ontem após pressão sobre o autor.
Provocada pela revelação, pelo JC, do PL criando um portal, a Alepe divulgou que promulgou, em 26 de dezembro de 2013, cinco dias após o início do recesso parlamentar, a lei 15.224 regulando o acesso a informações em seu âmbito. Todavia, 15 meses depois de promulgada sem alarde, a lei é descumprida. A Alepe continua sem o Portal da Transparência, onde deveriam constar informações sobre salários, subsídios, auxílios de deputados e servidores, verbas parlamentares, comissionados, repasses de recursos etc.
"A lei (de acesso) foi criada. E o portal está pronto. Se divulgasse isso, a imprensa deixaria de me criticar. Bem ou mal, quero que falem de mim", ironizou o presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT), o silêncio sobre a legislação.
A lei de 2013 acabou usada, ontem, por deputados da Mesa e das bancadas governista e oposicionista para apelar ao psolista Edilson Silva pela retirada da proposta do protocolo da Casa, de onde não saiu sequer para o Diário Oficial. O deputado acatou o pedido.
Edilson confirmou que "foi chamado" ao gabinete do 1º secretário, Diogo Moraes (PSB), onde estavam os deputados, e que iria retirar o projeto, evitando detalhes. Diogo não respondeu aos contatos. A versão na Casa é que alegou-se que "há um portal pronto", pauta positiva que deve ser projeto coletivo e não individual. A 1ª secretaria garantiu amplo mecanismo de acesso do público.
PARTICULAR
Mecanismo para licença de deputado, Priscila Krause (DEM) revelou ontem que não viajou aos EUA em "missão cultura", o que preserva o salário integral, mas que pediu licença de interesse particular, o que permite a Alepe fazer o desconto proporcional do seu salário, segundo regimento. Fato incomum, o frequente é deputados alegarem "missão cultural" para viagens ao exterior.
Fonte: Jornal do Commercio
Mais Notícias da Fenafisco
![Imagem destaque](https://sindifiscope.org.br/wp-content/uploads/2024/12/nova.png)
Câmara aprova PEC do corte de gastos e altera o texto referente aos supersalários
A Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/24, referente ao pacote de ajustes fiscais do […]
![Imagem destaque](https://sindifiscope.org.br/wp-content/uploads/2024/12/Bandeira-do-Brasil-com-as-torres-do-Congresso-Nacional-na-Esplanada-dos-Ministerios-em-Brasilia.jpg)
Reforma tributária: Procuradorias querem aumentar influência na gestão de tributos
Entidades do fisco denunciam a tentativa de procuradores e advogados públicos dos estados e municípios de influenciar o Comitê Gestor […]
![Imagem destaque](https://sindifiscope.org.br/wp-content/uploads/2024/11/WhatsApp-Image-2024-11-22-at-09.43.13-750x430-1.jpeg)
Fenafisco reforça a importância da justiça fiscal e do fortalecimento das administrações tributárias na 13ª IAMRECON
Dando continuidade às discussões sobre os desafios e perspectivas para o setor público nas Américas, a Federação Nacional do Fisco […]
![Imagem destaque](https://sindifiscope.org.br/wp-content/uploads/2024/10/painel8.jpg)
Último painel da 9ª Plenafisco trouxe os panoramas da conjuntura política brasileira
Para fechar os painéis do último dia da 9ª Plenafisco, Francelino Valença, presidente da Fenafisco e do Sindifisco Pernambuco, e […]