Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

A herança maldita (Coluna Pinga Fogo)

17 de janeiro de 2007

 

A verdade de cada um. Ao assumir o governo, em 1999, o atual senador Jarbas Vasconcelos denunciou, na época, que o Estado estava quebrado, existia um rombo de aproximadamente R$ 300 milhões, montante que foi chamado de “herança maldita”. Esse foi o mote político que sempre balizou o embate entre os grupos do peemedebista e do ex-governador Miguel Arraes, seu antecessor. Como estratégia de marketing, Jarbas adotou, então, o discurso da mudança, imprimindo ao seu governo a imagem do avanço e ao de Arraes a pecha do atraso. Ao divulgar seu primeiro relatório da realidade financeira do Estado, o governador e neto de Arraes, Eduardo Campos, tenta desconstruir este mito.

Fazendo questão de dizer que estava apresentado extratos bancários e não notas à imprensa, o governador garantiu que, descontando todos os débitos previstos, herdou um déficit de R$ 255 milhões do sucessor de Jarbas, Mendonça Filho. Ou seja, de acordo com esta matemática, Eduardo também herdou uma herança maldita e joga para a opinião pública a terrível conclusão: Pernambuco não mudou nada. Continua acumulando um déficit histórico que supera os embates partidários.

Por isso, anunciou medidas emergenciais que garantem o pagamento dos salários, mas empurra os investimentos para março. A opinião pública fica dividida e, de acordo com o ângulo adotado, acredita na versão que mais lhe parece verdadeira.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco